Questões de Educação Física da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da CESPE / CEBRASPE

Acerca do processo de formação continuada dos professores de educação física que auxilie uma elaboração crítica do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subseqüentes.

 I Os limites da escola na transformação da realidade social direcionam a formação continuada para uma dimensão mais técnica, neutra do ponto de vista político.

II O caráter diversificado da realidade escolar implica uma formação generalista, na qual o domínio de técnicas especializadas é mais importante do que a teoria.

III Devem ser elaboradas estratégias de formação continuada para que os professores desenvolvam competências para lidar com situações novas, que apresentem problemas não-rotineiros.

IV A natureza da formação continuada é conflitante: de um lado, reúne professores em torno de uma proposta pedagógica, de outro, atende necessidades locais.

Moreira, ao discorrer sobre as perspectivas da educação física para o século XXI, analisou a problemática do ensino do ritmo sob uma perspectiva sistêmica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

I A marcação de um ritmo padronizado é um recurso metodológico que contribui para se fixar a intensidade do esforço físico exigido na aula.

 II O ensino dos modelos rítmicos permite que o indivíduo expresse sua subjetividade, por meio da descoberta do ritmo próprio.

III O caráter métrico do ritmo sugere que se inicie o ensino pelos componentes cognitivos e, depois, se introduzam as dimensões perceptivas.

IV O ritmo faz parte de toda manifestação humana, não apenas no sentido individual, mas também na comunicação com o outro.

Estão certos apenas os itens

Julgue os itens abaixo, relativos às estratégias para a incorporação da dança ou do esporte aos conteúdos da educação física escolar.

I Na realização de apresentações de dança, o professor deve selecionar os alunos que apresentam melhor domínio dos aspectos técnicos e expressivos.

II A prática esportiva na escola deve seguir os mesmos parâmetros que regem o esporte de uma maneira geral, sob pena de tornar-se descontextualizada.

 III No ensino da dança, o professor se vê diante do desafio de equilibrar o treinamento da dimensão técnica sem prejudicar a espontaneidade da expressão corporal.

IV Na seleção do esporte a ser trabalhado nas aulas, o professor deve identificar a preferência da comunidade local, pois isso garante a motivação cultural.

Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.

O prazer do movimento corporal está associado ao rendimento na realização de uma tarefa, desde que se tome como referência o próprio sujeito; assim, por exemplo, quando um jovem atleta tem de alcançar um índice de 6,00 m no salto em distância, o fato de ele melhorar a marca de 5,90 m para 5,95 m não pode ser considerado uma vitória.

Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.

Um programa que vise à promoção do esporte na universidade não deve limitar-se à adesão dos universitários à prática esportiva, mas envolver também a reflexão sobre o papel que compete à universidade em face dos problemas do esporte na sociedade brasileira.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis