Questões de Educação Física da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da CESPE / CEBRASPE

Proposta por Paulo Freire, a diferenciação entre três graus de consciência na interpretação do mundo foi utilizada por Medina para iniciar a reflexão sobre o papel político e social que compete à educação física. Assinale a opção em que a postura pedagógica do professor está de acordo com o nível de consciência indicado.

Freire incentiva a utilização pedagógica das brincadeiras populares infantis nas aulas de educação física. Suponha que, seguindo essa orientação, um professor resolva propor a atividade denominada pega-pega, jogo no qual uma criança deve tentar pegar as demais dentro de um espaço delimitado, passando aquele que for pego a ser o pegador. Acerca dessa ação educativa, assinale a opção incorreta.

Com base nos princípios considerados relevantes por Medina para que a educação física assuma uma nova perspectiva pedagógica, julgue os itens abaixo.

I A autenticidade dos conteúdos da educação física está relacionada com o resgate da cultura corporal e de suas raízes nas atividades significativas da cultura popular.

II A competência pedagógica dos professores de educação física depende do estudo aprofundado de disciplinas científicas que descrevam as propriedades do corpo humano.

III A perspectiva transformadora da educação física está condicionada ao engajamento dos professores na luta em prol das reais finalidades da educação.

 IV A possibilidade de uma ação transformadora efetiva dos professores de educação física exige que se deixe de lado o sentido utópico para fazer o que está de acordo com as condições disponíveis.

 Estão certos apenas os itens

Em pesquisa realizada por Daólio, com os professores que atuavam no ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo, foram identificadas algumas características da realidade escolar da educação física. Com relação às dificuldades da prática pedagógica identificadas pelo autor na época da referida pesquisa, julgue os itens a seguir.

I Os professores não conseguiram descrever o papel específico que compete à educação física no cenário escolar, destacando suas contribuições para a educação global dos alunos.

 II A prática pedagógica da educação física ainda se caracterizava pela imposição de técnicas voltadas para o favorecimento da eficácia no desempenho de atividades corporais. I

II Os professores de educação física reconheceram que os alunos chegam à escola com um repertório corporal composto de técnicas valorizadas pela realidade sociocultural.

IV A prática pedagógica dos professores de educação física mostrou-se coerente com um discurso crítico comprometido com a compreensão de um corpo construído socialmente.

Estão certos apenas os itens

A cultura exerce controle sobre o corpo, não apenas como meio de imposição de regras, mas também por meio da construção da própria noção de corpo. Nesse sentido, cada um dos itens abaixo apresenta uma frase, retirada de entrevista feita em pesquisa realizada por Daólio, seguida de uma assertiva a ser julgada.

 I "Eu pego aluno que não sabe correr, não sabe respirar direito ainda. Só jogam futebol." Esse professor considera o corpo do aluno como algo ligado à natureza, desprovido de aprendizagens anteriores.

II "A regra de um jogo você transporta para a regra da vida, como você vive em sociedade." Esse professor demonstra que a educação física contribui para o aluno compreender seu papel na sociedade.

III "É a hora que eles podem jogar bola. É aquela hora de lazer, de descontração." Esse professor valoriza o conteúdo da educação física e a sua interação com outras disciplinas do currículo escolar.

IV "Dentro da educação física você pode ajudar o corpo a funcionar, essa máquina a funcionar de uma forma melhor." Esse professor manifesta uma visão que valoriza o corpo como uma expressão do ser-no-mundo.

 Estão certos apenas os itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis