Questões sobre Biomecânica e Cinesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Biomecânica e Cinesiologia

#Questão 1116919 - Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Uma importante capacidade motora exigida nos esportes é a velocidade. Como afirma (Bompa, 2002), mecanicamente, a velocidade é demonstrada por meio da relação entre tempo e espaço. De acordo com o autor, a velocidade incorpora três elementos e a correlação entre eles mede o desempenho de um exercício que exige velocidade. Quais são esses elementos?

#Questão 1116921 - Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Nunomura (2016) apresenta os fundamentos da ginástica artística, e revela que há na literatura material satisfatório sobre esse tema. A autora destaca que a sua referência para as atividades de ensino serão os fundamentos propostos por Russel e Kinsman (1986), da Confederação Canadense de Ginástica. No texto, é apresentada uma síntese dos fundamentos, propostos por tais autores. São seis fundamentos que apresentam seus tipos e princípios mecânicos. Quais são os seis fundamentos?

Os exercícios de coordenação e habilidade motora são essenciais para o desenvolvimento infantil, permitindo que a criança ganhe controle sobre seus movimentos e interaja melhor com o ambiente. As habilidades motoras fundamentais são divididas em padrões estabilizadores, locomotores e manipulativos, cada um contribuindo para o equilíbrio e a movimentação do corpo. A estabilidade, por exemplo, é um aspecto crucial, pois permite que a criança mantenha o controle corporal enquanto executa diferentes ações. Entre os exercícios que desenvolvem essas habilidades estão atividades que envolvem mudanças de direção, equilíbrio e manipulação de objetos.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:

#Questão 1122388 - Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, IBAM, 2025, Prefeitura de Bebedouro - SP, Professor de Educação Física do Departamento de Esportes

A compreensão da diferença entre aprendizagem e performance motora é fundamental para o estudo do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades motoras. Schmidt e Lee (2016) abordam essa distinção de forma clara e abrangente. Analise as afirmações a seguir, considerando os conceitos apresentados pelos autores e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__) A Teoria do Esquema propõe que, após a execução de um movimento, quatro informações são armazenadas brevemente: as condições iniciais, os parâmetros do programa motor generalizado, as consequências sensoriais da resposta e o resultado do movimento.
(__) O esquema de recordação é responsável pela produção do movimento, enquanto o esquema de reconhecimento avalia a correção do movimento.
(__) A prática variada é menos eficaz para a aprendizagem, pois dificulta a formação de um esquema motor consistente e, consequentemente, prejudicando a aprendizagem
(__) A Teoria do Esquema enfatiza a importância da prática constante da mesma variação do movimento.
Assinale a alternativa com a sequência correta.

O desenvolvimento motor é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida e é influenciado por fatores biológicos e ambientais. Segundo Gallahue, Ozmun e Goodway (2020), a fase das habilidades motoras fundamentais é crucial para a construção de padrões motores básicos.
Qual das alternativas apresenta corretamente um exemplo dessa fase?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis