Questões de Educação Física do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2025

#Questão 1133205 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Educação Física - Anos Iniciais/Finais

A professora de Educação Física Rebeca Andrade utiliza em suas aulas uma prática avaliativa que se caracteriza por ser contínua, flexível e individualizada. Ela utiliza diversos instrumentos para coletar dados sobre o desempenho dos alunos, quais sejam: observação, registros em diário de campo, autoavaliação e produção de portfólios. O objetivo principal dessa prática é identificar as dificuldades dos alunos, fornecer feedback individualizado no decorrer do processo e dessa forma ajustar as estratégias de ensino.

A descrição acima se refere a avaliação:

#Questão 1133206 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Educação Física - Anos Iniciais/Finais

Os fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física são princípios e diretrizes que orientam a prática docente e a organização do ensino nessa área. Analise as assertivas a seguir sobre os fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física:

I.Integração Teórica e Prática - a Educação Física deve promover a articulação entre teoria e prática. Isso significa que os alunos devem compreender os conceitos teóricos que fundamentam as atividades físicas, como as regras dos jogos, a fisiologia do exercício e a importância da atividade física para a saúde, enquanto também participam ativamente das práticas.
II.Contextualização - as atividades de Educação Física devem ser contextualizadas, levando em consideração a cultura, os interesses e as realidades dos alunos. Isso ajuda a tornar as aulas mais relevantes e significativas, aumentando a motivação e o engajamento dos estudantes.
III.Desenvolvimento Integral − a Educação Física deve contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, abrangendo aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. O ensino deve promover apenas a aptidão física, excetuando habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito e empatia.

É correto o que se afirma em:

Os Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com diversas modalidades e milhares de atletas participantes. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C.. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica. Na modernidade, e mais especificamente durante o século XX, o COI se viu obrigado a se adaptar e abranger os jogos para mais pessoas, surgindo assim algumas variações dos jogos Olímpicos, como:

A atividade física regular é um fator chave para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa ainda enaltece que a atividade física também beneficia a saúde mental, incluindo prevenção do declínio cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade, contribuindo para a manutenção do peso corporal saudável e do bem-estar geral. Ainda segundo a OMS, essa recomenda que um indivíduo adulto e saudável deva realizar quantos minutos de atividade física aeróbica semanal de intensidade moderada?

Segundo a BNCC, nos anos finais do ensino fundamental da Educação Física vão se consolidando possibilidades e necessidades de aprendizagem cada vez mais específicas, em função de as condições cognitivas, afetivas e motoras dos alunos permitirem cada vez mais um distanciamento do próprio objeto de ensino. Para tanto, na unidade temática de Brincadeiras e Jogos, essa se divide em quais subunidades temáticas para os anos de 6 e 7 anos do ensino fundamental.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis