Questões de Educação Física do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2008

Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.

Um programa que vise à promoção do esporte na universidade não deve limitar-se à adesão dos universitários à prática esportiva, mas envolver também a reflexão sobre o papel que compete à universidade em face dos problemas do esporte na sociedade brasileira.

Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.

Na educação básica, as práticas esportivas escolares garantem caráter formativo quando mantêm a possibilidade de uma mensuração comparativa das habilidades em contexto marcado pelo prazer e autonomia dos participantes.

Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.

A educação das capacidades rítmicas e expressivas requer o desenvolvimento da percepção do ritmo próprio para que se alcance a sincronização de cada um com o ritmo grupal.

Um técnico esportivo recebeu um grupo de garotos de 15 anos de idade, com o objetivo de treiná-los na modalidade voleibol, para representar sua comunidade em campeonatos. Julgue os itens que se seguem, com relação aos procedimentos a serem aplicados pelo técnico.

Os fatores mais importantes para o sucesso nessa modalidade seriam a inteligência emocional e o espírito competitivo.

Com referência às principais características da abordagem psicomotora da educação física, que permitem diferenciá-la da abordagem desenvolvimentista, julgue os itens abaixo.

I O aprendizado do movimento é o principal meio e fim específico da educação física, o que pode também contribuir para a identificação de talentos esportivos.

II As experiências de movimento devem estar hierarquicamente adequadas ao nível de desenvolvimento dos educandos a fim de que a aprendizagem seja alcançada.

 III Há preocupação com a formação integral do educando, considerando-se o ato de aprender como fruto da integração de processos cognitivos, afetivos e motores.

 IV Há o reconhecimento da importância das atividades corporais no aprendizado escolar, com destaque no amadurecimento da prontidão maturacional para alfabetização.

 Estão certos apenas os itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis