Questões de Educação Física do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2008

Em pesquisa realizada por Daólio, com os professores que atuavam no ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo, foram identificadas algumas características da realidade escolar da educação física. Com relação às dificuldades da prática pedagógica identificadas pelo autor na época da referida pesquisa, julgue os itens a seguir.

I Os professores não conseguiram descrever o papel específico que compete à educação física no cenário escolar, destacando suas contribuições para a educação global dos alunos.

 II A prática pedagógica da educação física ainda se caracterizava pela imposição de técnicas voltadas para o favorecimento da eficácia no desempenho de atividades corporais. I

II Os professores de educação física reconheceram que os alunos chegam à escola com um repertório corporal composto de técnicas valorizadas pela realidade sociocultural.

IV A prática pedagógica dos professores de educação física mostrou-se coerente com um discurso crítico comprometido com a compreensão de um corpo construído socialmente.

Estão certos apenas os itens

A cultura exerce controle sobre o corpo, não apenas como meio de imposição de regras, mas também por meio da construção da própria noção de corpo. Nesse sentido, cada um dos itens abaixo apresenta uma frase, retirada de entrevista feita em pesquisa realizada por Daólio, seguida de uma assertiva a ser julgada.

 I "Eu pego aluno que não sabe correr, não sabe respirar direito ainda. Só jogam futebol." Esse professor considera o corpo do aluno como algo ligado à natureza, desprovido de aprendizagens anteriores.

II "A regra de um jogo você transporta para a regra da vida, como você vive em sociedade." Esse professor demonstra que a educação física contribui para o aluno compreender seu papel na sociedade.

III "É a hora que eles podem jogar bola. É aquela hora de lazer, de descontração." Esse professor valoriza o conteúdo da educação física e a sua interação com outras disciplinas do currículo escolar.

IV "Dentro da educação física você pode ajudar o corpo a funcionar, essa máquina a funcionar de uma forma melhor." Esse professor manifesta uma visão que valoriza o corpo como uma expressão do ser-no-mundo.

 Estão certos apenas os itens

Acerca do processo de formação continuada dos professores de educação física que auxilie uma elaboração crítica do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subseqüentes.

 I Os limites da escola na transformação da realidade social direcionam a formação continuada para uma dimensão mais técnica, neutra do ponto de vista político.

II O caráter diversificado da realidade escolar implica uma formação generalista, na qual o domínio de técnicas especializadas é mais importante do que a teoria.

III Devem ser elaboradas estratégias de formação continuada para que os professores desenvolvam competências para lidar com situações novas, que apresentem problemas não-rotineiros.

IV A natureza da formação continuada é conflitante: de um lado, reúne professores em torno de uma proposta pedagógica, de outro, atende necessidades locais.

Moreira, ao discorrer sobre as perspectivas da educação física para o século XXI, analisou a problemática do ensino do ritmo sob uma perspectiva sistêmica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

I A marcação de um ritmo padronizado é um recurso metodológico que contribui para se fixar a intensidade do esforço físico exigido na aula.

 II O ensino dos modelos rítmicos permite que o indivíduo expresse sua subjetividade, por meio da descoberta do ritmo próprio.

III O caráter métrico do ritmo sugere que se inicie o ensino pelos componentes cognitivos e, depois, se introduzam as dimensões perceptivas.

IV O ritmo faz parte de toda manifestação humana, não apenas no sentido individual, mas também na comunicação com o outro.

Estão certos apenas os itens

Julgue os itens abaixo, relativos às estratégias para a incorporação da dança ou do esporte aos conteúdos da educação física escolar.

I Na realização de apresentações de dança, o professor deve selecionar os alunos que apresentam melhor domínio dos aspectos técnicos e expressivos.

II A prática esportiva na escola deve seguir os mesmos parâmetros que regem o esporte de uma maneira geral, sob pena de tornar-se descontextualizada.

 III No ensino da dança, o professor se vê diante do desafio de equilibrar o treinamento da dimensão técnica sem prejudicar a espontaneidade da expressão corporal.

IV Na seleção do esporte a ser trabalhado nas aulas, o professor deve identificar a preferência da comunidade local, pois isso garante a motivação cultural.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis