O jogo é uma característica importante do desenvolvimento
humano, podendo-se utilizá-lo para definir a própria infância
e como se comportam as crianças. Esse conhecimento pode
ser a base para o estabelecimento de conteúdos e conhecimentos
didático-pedagógicos mais adequados para a
Educação Física escolar. A pesquisa de Ferraz (1997) que
tinha como objetivo identificar, entre sujeitos de quatro a
dezenove anos de idade, os níveis de desenvolvimento da
noção das regras que compõem o jogo de futebol, teve seus
resultados coerentes com os níveis de desenvolvimento
propostos por Piaget (1932) e concluiu, sobre a prática
das regras, que:
I - no nível motor individual as primeiras ações com uma
bola são independentes de qualquer estrutura de regras,
pois criança e bola realizam um jogo puramente motor;
II - no nível da cooperação nascente, a prática se caracteriza
pela reprodução das ações dos jogadores e já está
presente a regra, o que permite reiniciar o jogo depois
de toda ação que não seja própria do jogo;
III - no nível de codificação da regra, a principal característica
é a formulação comum e consensual das regras
básicas do jogo, desconsiderando as ações puníveis;
IV - no nível egocêntrico, cada sujeito joga seu próprio jogo,
sem se interessar pelo que os outros estão fazendo,
pois a idéia que as crianças têm do jogo consiste no
que elas observam, numa atitude imitativa.
Estão corretas as afirmativas: