Questões de Educação Artística do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2007

#Questão 342531 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Para desenvolver um trabalho consistente com a ampliação das competências leitora e escritora, é importante conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola. Entre as várias ações que podem ser desenvolvidas no processo da avaliação diagnóstica é adequado:

I. Considerar os seguintes domínios de leitura: localização e recuperação de informação (ler nas linhas), compreensão e interpretação (ler entre as linhas) e reflexão (ler atrás das linhas).
II. Proceder a uma investigação envolvendo toda a comunidade escolar, sobre os hábitos culturais, o uso da Internet para saber o que lêem, onde lêem e que práticas de leitura desenvolvem.
III. Analisar a comunidade a que pertence a escola tomando como ponto de partida primordial a organização das famílias, as agremiações e as moradias do bairro, visando a intervenção no ambiente cultural para facilitar a competência leitora e escritora.
IV. Realizar uma das fases da sondagem individualmente é uma forma de garantir que não se crie nenhum tipo de constrangimento para as crianças, jovens e adultos que por ventura ainda não dominem o sistema de escrita.
V. No caso de alunos analfabetos é importante que as suas escritas possam ser interpretadas a fim de saber as suas hipóteses. É imprescindível que todos os professores estejam aptos a realizar esta análise com precisão.

É correto o que se afirma em

#Questão 342533 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Segundo o Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental:

"A leitura exploratória das imagens − fotografias, ilustrações, mapas, gráficos, tabelas, fórmulas matemáticas, esquemas, além das saliências gráficas como estilo, tamanho e cor da fonte e emprego de recursos como itálico, negrito é essencial para o leitor escolher o que ler em função de seus objetivos".

No gráfico há uma representação plana de dados físicos, econômicos, sociais ou outros por meio de grandezas geométricas ou figuras. Os artistas do GRUAA (Grupo de estudos de assuntos arquitetônicos) formado por Alexandre Serrano, Caetano Del Posso, Denise Xavier de Mendonça e Maria Luiza Visoni apresentaram na exposição Bienal 50 anos a obra abaixo.

Para ler os dados estatísticos na obra é preciso:

#Questão 342534 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Diz o Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental: Quando houver oportunidade, promova estudos sobre os diferentes suportes de textos já criados por diferentes sociedades. O referencial se refere à:

I. monumentos de pedra ou metal, placas de argila.
II. rolos de papiro, pergaminhos.
III. páginas na Internet.
IV. grafites em muros.
V. cartazes e outdoors.

É correto o que se afirma em

#Questão 342536 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Segundo Robert William Ott a relação entre a experiência de crítica em museu e a aula de arte tem antecedentes históricos no Victoria and Albert Museum e no College of Art em Londres e nas realizações de Thomas Munro no campo da educação em museu, no Cleveland Museum of arte, nos Estados Unidos. Preocupado em ensinar crítica nos museus, Ott afirma:

#Questão 342538 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Nos projetos de trabalho propostos por Fernando Hernandez, o portfólio

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis