Questões de Educação Artística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística

Considere a imagem e o trecho abaixo:

Imagem associada para resolução da questão 
Obra - Jaider esbell-it was amazon 08 - Acesso em 05 de Jul de 2022 http://www.jaideresbell.com.br/site/2016/07/01/it-was-amazon/ 

Estes fenômenos de resistência são como olhos d’água, que, como bem mostra a geologia, são pontos de erupção de algo muito mais completo e complexo, fazendo parte de uma intricada rede que se forma e se mantém muito mais abaixo ficando, portanto, protegido da ação aniquiladora vindo uma hora a irromper à superfície. A ideia de uma infiltração em uma estrutura aparentemente sólida é como as performances decoloniais se consolidam (ESBELL, 2020c). 


  Fazendo uma relação entre Arte e Patrimônio e partindo de uma análise da obra e do texto acima, é possível afirmar que:

1 - A dimensão decolonial da arte indígena contemporânea utiliza a tática da (re)antropofagia e da insurgência, pela abordagem da produção de artistas indígenas, que mesclam referências cosmológicas e visualidades indígenas com apropriações de cânones artísticos, linguagens e tecnologias do Ocidente.
2 - O texto e obra são de artistas indígenas e trata de uma ocupação de espaços institucionalizados e se inserem no mercado de arte contemporâneo, promovendo fissuras nas narrativas hegemônicas sobre os povos originários do Brasil.
3 - Para se entender essas questões, é necessário entendermos a construção da ideia de Arte constituída na Europa Ocidental e sua oposição à ideia de artesanato como algo oriundo de culturas "menores".

4 - A obra e o texto aparecem como crítica à reprodução do discurso decolonial. Este discurso prioriza como ideal a profunda exotização dos corpos e objetos vindos das populações indígenas.
5- Essa postura política traz uma crítica à própria história da arte e seu lugar de poder. 

#Questão 1003811 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

Foi criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow (1927-2006) para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação. Nos espetáculos, distintos materiais e elementos são orquestrados de forma a aproximar o espectador, fazendo-o participar da cena proposta pelo artista
O texto acima se refere a qual movimento artístico? 

#Questão 1003807 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

“Nas duas primeiras décadas do século XX, as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgiram, então, movimentos artísticos que buscavam questionar a civilização contemporânea, como o Dadaísmo e o Surrealismo.” (PROENÇA, 2019, p. 291)
Diante do texto acima, assinale as alternativas V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS.

( ) Para o grupo de artistas Dadaístas, a arte perdera todo o sentido racional e lógico em meio à irracionalidade da guerra.
( ) A obra “ Fonte”, de Marcel Duchamp, é um dos exemplos mais complexos da arte surrealista, que, ao questionar os valores da sociedade, passavam também a questionar a própria arte. 
( ) Os Dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racional e sugeriam que ela resultasse do automatismo psíquico, por meio da seleção e combinação de elementos ao acaso.
( ) Mais do que a ideia do objeto pronto, deslocado de seu ambiente original para um espaço reservado à arte, o que interessava ao movimento Dadá era também a provocação e o choque que a presença de tal objeto poderia causar em uma exposição, assim como os debates que surgiriam em torno dela.
( ) Na pintura, essa proposta resultou em obras nas quais os artistas usaram o recurso da colagem. O objetivo era satirizar e criticar os valores modernos e inovadores tão prezados pela sociedade, mas responsáveis pelo caos em que a Europa se encontrara.

Marque a alternativa cuja sequência aparece CORRETA:  

#Questão 1003812 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

Com o desenvolvimento tecnológico, o digital e a interdisciplina entre as manifestações artísticas, esta forma de fazer arte oferece ao público uma nova percepção sobre sua relação com a arte, a paisagem urbana, o marketing e o mundo. Pode se dar a partir de manifestações de proporções gigantescas, como video-mapping, em um universo de realidade aumentada em dispositivos móveis, interconectividade de interfaces vestíveis, instalações de arte-tecnologia, projeção 360º e também Realidade Virtual em 360º.
A descrição acima trata de qual linguagem artística? 

#Questão 1003809 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

Considere as imagens e o texto abaixo:

Imagem associada para resolução da questão
Série Bastidores, Rosana Paulino, 1997. Acervo MAM-SP. Fonte: http:// www.coloquiodefotografi a.ufba.br/os-deslocamentos-de-sentido-na-serie-bastidores-de-rosana-paulino/ Acesso em 05 de julho de 2022

Rosana Paulino é artista visual, pesquisadora e educadora. Sua série Bastidores (1997) é composta por fotografias, tecido, linha e objetos do cotidiano. A artista utiliza retratos de mulheres negras, transfere quimicamente para os tecidos (ampliando e manipulando as imagens) e os aplica em bastidores para bordado. Em seguida, borda as imagens com fi o preto. Porém, esse bordado não ocorre de modo decorativo, mas deslocado. Paulino cobre bocas, olhos, gargantas e outras partes das personagens de modo agressivo, com linhas erráticas, escondendo partes dos rostos de suas personagens.
Sobre a obra "Bastidores", de Rosana Paulino, é CORRETO afirmar:

1 - A artista utiliza práticas fotográficas que têm sido caracterizadas como pós-fotografia, mostrando como a fotografia e os objetos constituem sujeitos, ao prescreverem regras e modos de agir.
2 - Rosana aborda questões que ainda costumam ser bastante omitidas, como as discussões de gênero e da escravidão e do papel da mulher negra na sociedade.
3 - A costura agressiva em suas bocas trata da situação de pessoas que sofrem com transtornos alimentares causados pela ansiedade constituída nas redes sociais.
4 - É uma obra de arte interativa, pois surge na relação criada entre a obra e o público.
5 - O uso e leitura documental que se faz da fotografia nos leva a pensar que aquelas mulheres existiram, são personagens reais. Portanto, há, no ato de bordar as fotos, um elemento performático.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis