Questões de Educação Artística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística

Barbosa (in PIMENTEL, 1996) afirma que a polaridade entre o figurativo e o abstrato resulta em consequências para a crítica e o ensino de arte no Brasil.


Avalie as afirmações sobre tal polaridade.


I - Na década de 1980, a arte figurativa era dominante em centros culturais, salões e galerias do Brasil.

II - Facilitado provavelmente pela análise através da narrativa, o figurativo é preponderante nas escolas primárias e secundárias.

III - O Abstracionismo que dominou os anos 50 e 60 contrapôs a geometria do Concretismo e do Neoconcretismo contra a gestualidade dos abstracionistas líricos.

IV - Enquanto os arte-educadores são mais capacitados para estudar a abstração com seus alunos, os críticos profissionais são mais aptos a analisar obras figurativas.

V - A nova Arte-educação promove a leitura da obra de arte na escola e estimula os alunos a criarem seus próprios sistemas de significação, embora poucos professores se arrisquem a propor a avaliação de obras conceituais ou abstratas.


Está correto apenas o que se afirma em

No contexto pedagógico atual, a atitude do professor de Artes ao propor a interação com as linguagens artísticas e outros saberes e de proporcionar momentos de diálogos, trocas e interação entre professor e estudante, entre os estudantes, entre artistas, obras e apreciadores é reconhecida como:

A história da Arte contém manifestos que representam as ideologias dos diferentes movimentos artísticos.

A respeito do tema, leia o texto abaixo.

No início do século XX, o cinema era considerado pela elite cultural, como arte das feiras, espetáculo para as massas. Na intenção de valorizar esta linguagem artística, o italiano Ricciotto Canudo publicou em 1923, em Paris, um Manifesto, no qual defendia que essa linguagem iria transformar a produção artística do futuro por combinar várias linguagens artísticas em sua produção.

O texto lido é coerente com a descrição de:

No processo de ensino e aprendizagem em Arte, a aquisição de conhecimentos históricos e teóricos subjacentes ao trabalho desenvolvido, bem como a compreensão de sua diversidade cultural, é coerente com a descrição de:

No contexto da História da Arte, é correto afirmar que o movimento artístico que defendeu como temática a exaltação da máquina e da beleza da velocidade, associada ao elogio da técnica e da ciência, ficou conhecido como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis