“Nas duas primeiras décadas do século XX, as incertezas

#Questão 1003807 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

“Nas duas primeiras décadas do século XX, as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgiram, então, movimentos artísticos que buscavam questionar a civilização contemporânea, como o Dadaísmo e o Surrealismo.” (PROENÇA, 2019, p. 291)
Diante do texto acima, assinale as alternativas V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS.

( ) Para o grupo de artistas Dadaístas, a arte perdera todo o sentido racional e lógico em meio à irracionalidade da guerra.
( ) A obra “ Fonte”, de Marcel Duchamp, é um dos exemplos mais complexos da arte surrealista, que, ao questionar os valores da sociedade, passavam também a questionar a própria arte. 
( ) Os Dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racional e sugeriam que ela resultasse do automatismo psíquico, por meio da seleção e combinação de elementos ao acaso.
( ) Mais do que a ideia do objeto pronto, deslocado de seu ambiente original para um espaço reservado à arte, o que interessava ao movimento Dadá era também a provocação e o choque que a presença de tal objeto poderia causar em uma exposição, assim como os debates que surgiriam em torno dela.
( ) Na pintura, essa proposta resultou em obras nas quais os artistas usaram o recurso da colagem. O objetivo era satirizar e criticar os valores modernos e inovadores tão prezados pela sociedade, mas responsáveis pelo caos em que a Europa se encontrara.

Marque a alternativa cuja sequência aparece CORRETA:  

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis