Questões de Educação Artística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística

#Questão 342499 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Considere as afirmativas abaixo sobre a obra de arte e a sua recepção.

I. Gostar ou não-gostar significa possuir uma sensibilidade inata e ser capaz de uma fruição espontânea diante do complexo cultural que está fora de nós, isto é, a obra de arte.
II. Qualquer leitura de qualquer produto cultural é um ato de interpretação e a maneira pela qual traduzimos ou interpretamos determinadas obras é sempre determinada pela nossa própria perspectiva e por nossa própria posição na ideologia.
III. Compreender a obra de arte significa conhecer a vida e obra dos artistas e apreendê-las em seu movimento estilístico, traçando os significados que se inscrustaram sobre as obras no decurso das leituras dos críticos de arte.
IV. O reconhecimento de que o processo de criação só se completa durante a recepção faz com que a não-passividade do espectador seja tratada como parte integrante da obra.
V. Lygia Clark e Helio Oiticica são dois artistas que, muito significativamente, operaram com a inserção do corpo inteiro do receptor na construção de suas obras, sendo propositores de uma relação estética que só se efetiva com o contato sinestésico entre fruidor e obra.

É correto o que afirma APENAS em

#Questão 342506 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Sobre o estado da educação nos museus de arte dos Estados Unidos, Ana Mae Barbosa em A imagem no ensino de arte comenta uma pesquisa realizada por Elliot Eisner e Stephen Dobbs que apresenta como conclusão que no estatuto de todos os museus, mesmo os mais veneráveis, a educação é considerada de fundamental importância, contudo, na prática, os diretores em sua maioria vêem o trabalho do curador como primordial e do arte-educador como acessório e secundário. No Brasil, a instituição cultural em São Paulo que para Ana Mae é conhecida principalmente pela abordagem educacional que impregna todas as suas atividades, desde a museologia, especificamente, até o funcionamento da biblioteca, é

#Questão 342507 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Considere as diferentes proposições de teóricos sobre o ensino de arte.

I. Defende uma leitura em direção aos elementos que compõem a obra de arte em busca de equivalências configuracionais.
II. Defende uma leitura qualitativa, não descritiva em direção às sensações.
III. Defende uma leitura baseada nas etapas: descrição, análise, interpretação e julgamento.
IV. Propõe um processo de leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar.
V. Defende a educação estética, e desde os anos 70 enfoca o problema da diversidade cultural.
VI. Desenvolve o método de multipropósito, isto é, o fazer em função da leitura de obras de arte e sua integração com outras disciplinas.

Está corretamente associado teoria e autor em:

#Questão 342509 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Considere as afirmativas abaixo.

I. A partir do momento em que as pessoas pensam que tudo o que faziam era arte, porque quando estavam na escola tudo o que faziam era considerado adorável por seus professores, até então, não se tem mais uma teoria da arte. Não há tendência, não há objetivos, e não havendo objetivo não há como saber contra o que se opor.
II. A arte e sua aprendizagem têm como finalidade essencial tornar alguém mais criativo; fazê-lo perceber seu contexto físico ou social mais objetivamente e ajudá-lo a resolver inadequações emocionais.
III. A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas. Sem modelos para serem seguidos, haveria pequenos ou nenhum comportamento de realização de signos visuais nas crianças.
IV. O estudo da arte é elitista, porque pressupõe uma compreensão disciplinada e uma sensibilidade cultivada, que permitam a apreciação.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 342514 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

A respeito da aprendizagem da dança no ambiente escolar, segundo os PCNs, pode-se afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis