Questões sobre Setor Público

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Setor Público

#Questão 999321 - Economia, Setor Público, Quadrix, 2022, CFFA, Analista Administrativo - Financeiro

Quanto ao papel do governo na economia, julgue o item.


Na comparação entre os multiplicadores dos gastos governamentais e dos tributos, constata-se que o efeito no aumento da renda causado pela redução dos tributos é maior que o provocado pelo aumento de gastos, considerando-se o mesmo valor em ambas as situações (isto é, redução de tributos igual ao aumento de gastos). 


#Questão 999322 - Economia, Setor Público, Quadrix, 2022, CFFA, Analista Administrativo - Financeiro

Quanto ao papel do governo na economia, julgue o item.


A política de estabilização, em sua essência, visa levar a economia aos limites das possibilidades de produção, compatibilizando os níveis de produção, emprego, preços e equilíbrio no balanço de pagamentos.

Julgue o item seguinte, acerca de finanças públicas. 

O déficit nominal estimado para o período orçamentário seguinte é o melhor indicador da política fiscal a ser executada. 

Quanto ao papel do governo e o setor público, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As restrições orçamentárias visam preservar a situação fiscal dos entes federativos, de acordo com seus balanços anuais, com o objetivo de garantir a saúde financeira de estados e municípios. A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 10/2000) estabelece, em regime nacional, parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público de cada ente federativo (estados e municípios) brasileiro.

II. A poupança do governo em conta corrente é calculada pela carga tributária bruta do governo menos as transferências. Essa poupança do governo em conta corrente menos as despesas de capital do governo, ou seja, os investimentos irão resultar em um superávit ou déficit público. A ocorrência de déficits obriga o governo a se financiar, ou seja, captar recursos para investimentos ou até mesmo para as operações. Perdurando esta situação o governo passa a ter dívida pública.

III. O governo deve operar fundamentado em suas três funções: a primeira é a função alocativa, que diz respeito à alocação de recursos na economia. A segunda função é a distributiva, a qual o governo arrecada impostos de determinados setores e regiões e executa a transferência direta para outros, tais como previdência social, projetos sociais entre outros. Por último a função estabilizadora, papel importante para garantir o pleno emprego e o desenvolvimento da economia.

IV. Visando o equilíbrio das contas públicas, o governo pode utilizar políticas expansionistas ou contracionistas. Se há superávit, o governo está aplicando uma política fiscal contracionista e, quando há déficit, o governo está realizando uma política expansionista. 

Do ponto de vista econômico, a ação governamental atende a certas funções básicas. Estas tendem, por sua vez, a afetar os rumos do crescimento e os parâmetros do desenvolvimento econômico. Em relação a essas funções, identifique-as nos itens abaixo. 

I – Tributativa. II - Alocativa. III – Fiscalizadora. IV – Distributiva. V – Estabilizadora.

Estão corretos apenas os itens: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis