Questões de Contabilidade Pública da UFMT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública da UFMT

Sobre o alcance do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), segundo os seus dispositivos, assinale a afirmativa correta. 

As receitas orçamentárias possuem diversas classificações e, dentre elas, por categoria econômica. Nessa categoria, as receitas podem ser caracterizadas como Receitas Correntes e Receitas de Capital. As Receitas Correntes são aquelas arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas. Já as Receitas de Capital são aquelas arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. São Receitas Correntes as provenientes 

A Redução ao Valor Recuperável é a perda dos benefícios econômicos futuros ou do potencial de serviços de ativo superior ao reconhecimento sistemático da depreciação. Segundo A NBC TSP 10 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos Geradores de Caixa e considerando o exposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (9ª Edição), considere:
Dados obtidos nos registros contábeis de um ativo imobilizado do Município de Nobres, em 31/12/x0
- Valor Contábil Bruto = 18.000,00 - Depreciação acumulada = 2.000,00 - Valor de mercado = 13.000,00 - Valor em uso = 12.000,00
Marque a alternativa que apresenta o lançamento correto da redução do valor recuperável desse ativo imobilizado.

A normatização dos procedimentos contábeis relativos aos custos de empréstimos no setor público foi elaborada com base na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TSP 14), observando a legislação brasileira, quando aplicável. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os custos dos empréstimos que são diretamente atribuíveis aos ativos qualificáveis devem ser capitalizados como parte do custo do ativo quando for provável que deles resultem benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços para a entidade e quando puderem ser mensurados confiavelmente. ( ) Os custos dos empréstimos podem ser abordados de duas maneiras: a) pelo tratamento padrão; e b) pelo tratamento alternativo. ( ) Ativo qualificável é o ativo que, necessariamente, leva um período substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos. ( ) Custos dos empréstimos são os juros e outros custos em que a entidade incorre relacionados com o empréstimo de recursos.
Marque a sequência correta. 

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público é dividido em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam. Em consonância com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (9ª Edição), marque a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis