Listagem de Questões sobre Geral
A Central de Risco de Crédito (CRC) é um sistema criado pelo CMN e gerido pelo BACEN que, obedecidas determinadas condições, permite a troca de informações sobre operações de crédito entre os integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Com referência à CRC, julgue os itens abaixo.
As instituições financeiras somente são obrigadas a identificar os clientes com operações cuja soma seja igual ou superior a R$ 10.000,00. Portanto, nem todas as operações de crédito devem constar na CRC.
As pessoas físicas não podem consultar seus dados na CRC. Já as pessoas jurídicas podem fazê-lo nas centrais de atendimento ao público do BACEN, por meio de relatórios padronizados, desde que apresentem a documentação necessária, ou no Sistema de Informações do BACEN (SISBACEN), desde que devidamente habilitadas.
A CRC e os diversos cadastros de inadimplentes existentes no mercado financeiro são sistemas completamente interconectados.
Os mercados futuros e de opções propiciam aos investidores uma tomada de decisão mais técnica, melhorando o entendimento do mercado com relação ao desempenho das alternativas de investimento em condições de risco. Em relação a esses mercados e às operações neles realizadas, julgue os itens a seguir.
Uma operação de mercado futuro envolve basicamente um compromisso de compra ou venda de determinado ativo em certa data futura, sendo previamente fixado o preço objeto da negociação.
Conforme destacado no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), as normas ali consubstanciadas têm por objetivo, exceto:
uniformizar os registros contábeis dos atos e fatos administrativos praticados.
racionalizar a utilização de contas.
possibilitar a fiscalização por parte da Secretaria da Receita Federal.
possibilitar o acompanhamento do sistema financeiro, bem como a análise, a avaliação do desempenho e o controle.
estabelecer regras, critérios e procedimentos necessários à obtenção e divulgação de dados.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}