Listagem de Questões sobre Geral
Relativamente às operações com instrumentos financeiros derivativos destinadas a hedge, o COSIF estabelece os seguintes procedimentos, exceto:
na categoria hedge de fluxo de caixa devem ser classificados os instrumentos financeiros derivativos que se destinem a compensar variação no fluxo de caixa futuro estimado da instituição.
entende-se por hedge a designação de um ou mais instrumentos financeiros derivativos com o objetivo de compensar, no todo ou em parte, os riscos decorrentes da exposição às variações no valor de mercado ou no fluxo de caixa de qualquer ativo, passivo, compromisso ou transação futura prevista, registrado contabilmente ou não, ou ainda grupos ou partes desses itens com características similares e cuja resposta ao risco objeto de hedge ocorra de modo semelhante.
na categoria hedge de risco de mercado devem ser classificados os instrumentos financeiros derivativos que se destinem a compensar riscos decorrentes da exposição à variação no valor de mercado do item objeto de hedge.
devem ser classificadas em uma das categorias a seguir: hedge de risco de mercado, hedge de fluxo de caixa e hedge de risco cambial.
os títulos e valores mobiliários classificados na categoria mantidos até o vencimento, podem ser objeto de hedge, observado que na avaliação do instrumento financeiro derivativo correspondente deverá ser desconsiderada a valorização ou desvalorização decorrente de ajuste a valor de mercado.
A propósito da classificação das operações de crédito por nível de risco pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, apresentamos a seguir cinco assertivas. Assinale a opção que contém a afirmativa errada.
A classificação da operação no nível de risco correspondente é de responsabilidade do Banco Central do Brasil.
A classificação da operação no nível de risco correspondente deve ser efetuada com base em critérios consistentes e verificáveis, amparada por informações internas e externas.
As operações de crédito devem ser classificadas, em ordem crescente de risco, nos seguintes níveis: nível AA; nível A; nível B; nível C; nível D; nível E; nível F; nível G e nível H.
A provisão para fazer face aos créditos de liquidação duvidosa deve ser constituída mensalmente, não podendo ser inferior ao somatório decorrente da aplicação dos percentuais estabelecidos na regulamentação em vigor, sem prejuízo da responsabilidade dos administradores das instituições pela constituição de provisão em montantes suficientes para fazer face a perdas prováveis na realização dos créditos.
O Banco Central do Brasil pode determinar alteração dos critérios de classificação de créditos, de contabilização e de constituição de provisão.
Com respeito às normas relacionadas a depósitos, são apresentadas abaixo cinco assertivas. Assinale a opção que contém a afirmativa incorreta.
As contas de depósitos a vista são livremente movimentáveis por meio de ordens ou de cheques, sendo vedado às instituições fornecer a seus depositantes formulários de cheques com prévio cruzamento ou forçar, sob qualquer forma, a que seus depositantes façam cruzamento especial objetivando depósito dos cheques do próprio banco sacado.
É permitida a transferência automática de recursos de conta de depósitos de poupança para qualquer modalidade de investimento.
Os bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário podem receber depósitos de poupança.
É vedado o oferecimento ou distribuição de bonificações, prêmios ou outras vantagens, inclusive o pagamento de juros, na captação de depósitos a vista.
Por ocasião dos balancetes/balanços a instituição deve proceder ao registro dos encargos de depósitos de poupança, pro rata temporis, relativos ao período compreendido entre a data do depósito ou o "dia de aniversário" de cada conta e a data do balancete/ balanço.
A propósito do registro contábil das operações interfinanceiras de liquidez, também conhecidas como operações compromissadas, abaixo são apresentadas cinco assertivas. Assinale a opção que contém a afirmativa incorreta.
Nas operações de venda com compromisso de recompra, os títulos de renda fixa utilizados para lastrear as operações da espécie são destacados no Ativo mediante transferência para TÍTULOS DE RENDA FIXA - VINCULADOS A RECOMPRAS, a crédito de TÍTULOS DE RENDA FIXA, na data da operação, pelo valor médio contábil atualizado, por tipo e vencimento do papel.
Nas operações de compra com compromisso de revenda, os financiamentos concedidos mediante lastro com títulos de renda fixa são registrados a débito de REVENDAS A LIQUIDAR - POSIÇÃO BANCADA ou REVENDAS A LIQUIDAR - POSIÇÃO FINANCIADA, pelo seu valor de liquidação, retificado pelo valor das rendas a apropriar.
É vedada a realização de operações compromissadas com títulos de emissão ou aceite próprio.
Os títulos adquiridos nas operações de compra com compromisso de revenda e utilizados para lastrear operações de venda com compromisso de recompra são transferidos de REVENDAS A LIQUIDAR - POSIÇÃO BANCADA para REVENDAS A LIQUIDAR - POSIÇÃO FINANCIADA, pelo custo médio contábil atualizado.
As operações de venda com compromisso de recompra devem ser registradas a crédito de RECOMPRAS A LIQUIDAR - CARTEIRA PRÓPRIA e RECOMPRAS A LIQUIDAR - CARTEIRA DE TERCEIROS, conforme sejam lastreadas com títulos próprios ou de terceiros, pelo seu valor de liquidação, devidamente retificado, em subtítulo de uso interno, pela parcela correspondente às despesas a apropriar.
O mercado de câmbio é o ambiente abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo BACEN e entre estes e seus clientes. No Brasil, o mercado de câmbio é dividido em dois segmentos — livre e flutuante —, que são regulamentados e fiscalizados pelo BACEN. O mercado livre é também conhecido como "comercial" e o mercado flutuante, como "turismo". À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo, mercado negro ou câmbio negro. Todos os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira, sem origem justificada, são ilegais e sujeitam o cidadão ou a empresa às penas da lei. Acerca do mercado de câmbio no Brasil, julgue os itens abaixo.
Visto ser obrigatório o registro da maioria das operações de câmbio realizadas no país, o SISBACEN é o principal elemento de que o BACEN dispõe para monitorar e fiscalizar o mercado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}