Questões de Comunicação Social da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da ESAF

A instituição jornalística atua como vigilante da sociedade, atuando na observação do poder, difundindo opiniões, inclusive as próprias. A seleção da informação é uma das maneiras que os veículos possuem para expressar sua opinião sobre os acontecimentos. Sobre políticas editoriais na história da imprensa brasileira, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) O jornal Última Hora foi criado por Samuel Wainer na década de 1950 e apoiou o governo Getúlio Vargas. O jornal também introduziu novidades no jornalismo brasileiro em áreas como diagramação e gestão empresarial.

( ) O jornal O Globo foi criado nos anos 1920. Na década seguinte, quando o governo se encaminhava para o autoritarismo, se distanciou do presidente Getúlio Vargas.

( ) O jornal O Estado de S. Paulo está em circulação desde o século XIX e teve como característica ao longo de sua história a defesa constante do intervencionismo econômico como maneira de assegurar o desenvolvimento da indústria e do comércio.

#Questão 158272 - Comunicação Social, Geral, ESAF, 2008, CGU, Analista de Finanças e Controle AFC

I. A montagem da amostra é mais difícil ao se considerar o baixo índice de respostas.

II. O entrevistador pode introduzir algum viés na entrevista, mesmo sem querer.

III. O custo das entrevistas é o mais alto entre todos os métodos.

IV. A entrevista pode ser interrompida a qualquer momento pelo entrevistado. As definições colocadas anteriormente dizem respeito aos aspectos negativos das seguintes técnicas de coletas de dados em pesquisas de opinião:

#Questão 158273 - Comunicação Social, Geral, ESAF, 2008, CGU, Analista de Finanças e Controle AFC

I. "A proposta final deste livro confere ao componente intenção o valor de atributo de equilíbrio e unidade do bom texto jornalístico, entendido como o relato verdadeiro e compreensível da atualidade. Na essência dessa proposta está a convicção de que a intenção é a liga que funde Ética, Técnica e Estética, tríade solidária e inseparável das ações jornalísticas."

 II. "O jornalismo não é, porém, um gênero literário a mais. Enquanto, na literatura, a forma é compreendida como portadora, em si, de informação estética, em jornalismo a ênfase desloca-se para os conteúdos, para o que é informado."

III. "Há um momento de dar a apuração por finda e de escrever. Excesso de informações torna confusa uma matéria. Matéria não é árvore de natal onde se penduram bolas."

IV. "Entre os gêneros de textos correntes nos jornais, a notícia distingue-se com certo grau de sutileza da reportagem, que trata de assuntos, não necessariamente de fatos novos; nesta, importam mais as relações que reatualizam os fatos, instaurando dado conhecimento do mundo. A reportagem é planejada e obedece a uma linha editorial, um enfoque; a notícia, não." As definições colocadas anteriormente correspondem, de forma textual, ao pensamento de quais autores?

#Questão 160843 - Comunicação Social, Comunicação Integrada, ESAF, 2008, CGU, Analista de Finanças e Controle AFC

Em relação ao pensamento de Margarida Kunsch sobre Comunicação Integrada, analise as questões a seguir, indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.

( ) A comunicação integrada pressupõe a junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna.

( ) Os termos comunicação interna e endomarketing são sinônimos.

( ) O papel ideal do profi ssional de Relações Públicas é o de ser um estrategista e de uma pessoa com visão de mundo e de negócios.

( ) As relações públicas de marketing englobam a comunicação integrada de marketing.

( ) A principal diferença entre as atividades de relações públicas e as atividades de marketing é que as primeiras colocam ênfase no aspecto institucional e as de marketing enfatizam o aspecto mercadológico de uma organização.

É correto afirmar sobre a diferença entre nota e coluna:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis