Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Para explicar a influência que os meios de comunicação exercem sobre a construção social da realidade, muitas teorias foram criadas por semiólogos e estudiosos de diversas áreas. Uma dessas teorias preconizava que uma mesma mensagem midiática destinada a um público de massa afetava, da mesma forma, todos os indivíduos, com efeitos uniformes e homogêneos. Com base no exposto, é correto afirmar que se trata da teoria

No livro Jornalismo de TV (2010), as autoras Luciana Bistane e Luciane Bacellar afirmam que, na TV, a reportagem não precisa ter início com o lide, pois ele está na “cabeça”. Dentro do jargão telejornalístico, dizer que o lide está na “cabeça” significa dizer que o lide está

Um conceito clássico em Sociologia é o de “profecia autorrealizável” (self-fulfiling prophecy), proposto por Robert K. Merton em fins dos anos 1940. Segundo ele, uma profecia autorrealizável é uma definição falsa de uma situação que suscita um novo comportamento, o qual faz com que a concepção originariamente falsa se torne posteriormente verdadeira. Em suma: algo é falso ou improvável, mas determinadas ações humanas fazem com que isso se torne possível e, consequentemente, realizável, portanto, “verdadeiro”. Por vezes, na área do jornalismo econômico, pode ocorrer tal situação. É o que ocorre quando, na imprensa, saem os seguintes tipos de informação:

I. especulação sobre a falta de uma determinada commoditie no mercado;

II. anúncio de um novo pacote econômico do governo federal;

III. troca do presidente do Banco Central no meio de um mandato;

IV. notícia de que um banco pode falir em algumas semanas.

Estão corretas somente as complementações contidas em

Uma tendência do jornalismo contemporâneo é a preparação de conteúdos buscando a feitura de publicações multiplataforma. Atente ao que se diz a esse respeito:

I. É importante que os conteúdos jornalísticos produzidos se adequem a vários suportes.

II. Essas possibilidades caracterizam a chamada terceira geração do jornalismo na Internet.

III. A multimidialidade, pensada como combinação de linguagens, surge com a Internet.

IV. É secundária uma maior preocupação com o projeto gráfico de um produto multimídia.

Está correto o que se afirma somente em

Um debate que vem se acirrando nos últimos tempos, também no campo do Jornalismo, é o referente à noção de “pós-verdade”, ou seja, ao fato de que determinados acontecimentos deliberadamente falsos são disseminados como sendo verdadeiros, reforçando as opiniões daqueles que neles creem. Um exemplo disso encontramos no livro Adeus à Verdade (2009), no qual o filósofo italiano Gianni Vattimo lembra que a guerra ao Iraque (2002-2003) foi pautada em uma mentira divulgada por George Bush (então presidente dos Estados Unidos) e Tony Blair (então primeiro-ministro britânico): a de que Saddam Hussein (então presidente do Iraque) possuiria armas de destruição em massa em seu poder (o que não foi confirmado). A partir de tudo isso, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis