Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. A crise afetou tanto os jornais quanto as revistas, mas estas podem sobreviver se forem seguidos alguns procedimentos, entre eles a especialização e a publicação dirigida a uma audiência cativa

PORQUE

II. o mercado fechou-se para segmentação, mesmo que cada novo setor ganhe ressonância, a revista dirigida opera com grandes encalhes.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar:

  • A. As asserções I e II são proposições falsas.
  • B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • D. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • E. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Há tamanha pletora de fatos no cotidiano que sem o processo organizativo do trabalho jornalístico não haveria a possibilidade de se produzir a notícia. Essa formulação sintetiza a teoria
  • A. hipodérmica.
  • B. do espelho.
  • C. do newsmaking.
  • D. da persuasão.
  • E. funcionalista.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A comunicação pode ser distinguida da informação por representar um processo bilateral em que há transmissão e recepção de conteúdo, enquanto a informação é somente transmissão de dados. Sendo assim, a informação
  • A. ocorre independentemente da comunicação.
  • B. ocorre de forma intrapessoal no registro dos fenômenos pelo sistema nervoso.
  • C. ocorre na leitura de um livro, pois há a ausência do autor.
  • D. ocorre com a coexistência e a cooperação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A hipótese do uso e das gratificações é um desdobramento da teoria funcionalista. Essa hipótese considera que:
  • A. a ação do consumidor é vinculada às suas necessidades e aos seus desejos inconscientes.
  • B. a escolha do conteúdo midiático independe das influências sociais e conjunturais.
  • C. a adoção de uma conduta em relação à comunicação compete com outras formas de gratificação.
  • D. a compreensão da escolha comunicacional é feita por meio de estudos quantitativos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A teoria crítica situa-se dentro do que se convencionou chamar de Escola de Frankfurt e tem como fundamento:
  • A. o pensamento crítico à esquerda alemã, após a ascensão ao poder do nacional-socialismo.
  • B. o estudo da atribuição do status de arte aos conteúdos veiculados pela mídia.
  • C. a análise crítica à ótica economicista, buscando também uma reflexão sobre sociedade e cultura.
  • D. a compreensão dos meios de comunicação de massa como forma de emancipação operária.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os estudos culturais surgiram entre os anos de 1960 e 1970, tendo como objetivo elucidar a relação entre a sociedade e as transformações culturais. Neste aspecto, as mensagens dos meios de comunicação hegemônicos de massa
  • A. perdem a importância na formação das identidades de grupo, gênero e nação.
  • B. adquirem diferentes significados, dependendo do grupo social que será impactado.
  • C. abrigam a cultura popular também como emissora, especialmente na convergência midiática.
  • D. deixam de ser mediadoras na cultura, e o foco passa a ser a subjetividade das culturais locais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Há diversas teorias que abordaram o processo da comunicação. Uma delas, surgida no início da década de 1940, e que teve como seus principais representantes os pesquisadores Claude Shannon e Warren Weaver, tinha entre seus objetivos encontrar a melhor maneira de transmitir uma mensagem a um custo mais baixo, procurando eliminar eventuais problemas de transmissão (os chamados ruídos) em canais físicos, por meio de seleção, escolha e discriminação de signos para conseguir veicular mensagens de forma econômica e precisa. Assinale a alternativa que apresenta a teoria descrita:
  • A. Teoria matemática da comunicação
  • B. Teoria materialista histórica
  • C. Teoria estrutural
  • D. Teoria da aldeia global
  • E. Teoria sociológica europeia
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em um mercado em que a competitividade se torna cada vez mais acirrada, estudar o comportamento do consumidor é fundamental para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Existem algumas teorias que o explicam, como as teorias
  • A. econômicas, que consideram os esforços financeiros e psíquicos na avaliação do risco de uma compra.
  • B. da motivação, que consideram a consciência que o ser humano tem dos seus desejos na hora da compra.
  • C. comportamentais, que consideram a insuficiência de um estímulo para a criação de um hábito de compra.
  • D. existencialistas, que consideram a observação sobre os consumidores após a construção de teorias adequadas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Ao abordar o ato de se comunicar, o professor Roberto Elísio dos Santos, em sua obra: “As Teorias da Comunicação: da fala à Internet”, utiliza o seguinte exemplo: a palavra “casa” tem como _______________ uma construção que o ser humano usa para se abrigar. Já o _______________deste signo verbal é formado por letras ou caracteres (elementos icônicos convencionados)... Se_______________ representam objetos aos quais os seres humanos se referem em um processo de comunicação, os _____________dizem respeito a ideias, a noções abstratas.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • A. Símbolo / Referente / Ícones / Signos
  • B. Ícone / Significado / Significantes / Signos
  • C. Referente / Significante / Signos / Símbolos
  • D. Imagem / Ícone / Signos / Significantes
  • E. Significante / Ícone / Símbolos / Signos
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Uma das correntes teóricas da motivação é a teoria das necessidades proposta por Maslow. Segundo essa teoria, as necessidades estariam dispostas em uma pirâmide, em que
  • A. os níveis são como uma escada que os indivíduos sobem no decorrer da vida, na medida em que satisfazem as necessidades anteriores.
  • B. os níveis da base para o topo começam com as necessidades fisiológicas e terminam com as necessidades de afeto.
  • C. os níveis têm sua ordem alterada de acordo com a classe social, idade, grupo cultural e nacionalidade dos consumidores.
  • D. os níveis incluem a necessidade de segurança psíquica, quando as pessoas sentem-se seguras com comportamentos repetitivos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: