Questões sobre Comunicação Empresarial

Matos (2009, p.96), em seu livro “Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo”, apresenta a seguinte situação:

Uma empresa mineira do setor têxtil estava decidida em interromper o trabalho de uma de suas divisões produtivas devido a problemas técnicos em um equipamento que exigiria altos investimentos na reposição de peças. O problema foi colocado aos funcionários da companhia por meio do “jornalzinho interno”. O retorno veio por artigo, publicado no jornal mural, no qual um gerente da principal unidade fabril apresentou ideia inovadora, que favoreceu a resolução do problema de forma rápida, duradoura e de baixo custo. Avalie o que se afirma ser correto constatar no texto referente à estratégia utilizada pela política de comunicação da empresa mencionada.

I. Houve uma ação estratégica da política de comunicação organizacional que possibilitou a troca de informações e efetiva solução do problema.

II. A comunicação passou a fazer parte do próprio negócio, agregando valores a produtos e serviços.

III. Obter noticiário externo favorável foi crucial na resolução do problema colocado aos funcionários da empresa.

IV. Motivar o público interno em torno da solução do problema foi um dos fatores primordiais na ação estratégica de comunicação interna organizacional.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. II e III.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.
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Matos (2009, p.96), em seu livro “Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo”, apresenta a seguinte situação:

Uma grande empresa de alimentos de Santa Catarina, que atravessava um momento crítico em razão da queda da demanda de seus produtos, divulgou em uma revista institucional, dirigida aos públicos interno e externo, os percalços pelos quais passava. Em entrevista de capa, o presidente da companhia instigava os leitores a sugerirem soluções para a superação do problema. Mobilizado pela matéria publicada e entusiasmado a buscar a solução eficaz, um publicitário recém-formado apresentou um projeto de marketing. O resultado, em menos de seis meses, foi a retomada do crescimento das vendas. Avalie o que se afirma ser correto constatar no texto referente à estratégia utilizada pela política de comunicação da empresa mencionada.

I. Dentro de uma perspectiva estratégica, os benefícios da comunicação organizacional para a eficácia do fluxo de comunicações na empresa aconteceram exclusivamente em âmbito interno.

II. As organizações estão percebendo o quanto é importante criar in strumentos que possam garantir uma comunicação mais eficiente.

III. As organizações estão percebendo o quanto é importante estarem cada vez mais próximas de seus públicos interno e externo.

IV. A política de comunicação organizacional caracterizou-se por uma ação efetiva em torno da agilização no fluxo de informações na empresa.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II, III e IV.
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Matos (2009, p.97), em seu livro “Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo”, apresenta a seguinte afirmação:

A palavra chave nas organizações modernas é comunicar, cujo significado é tornar comum, partilhar, associar, trocar opiniões, compartilhar ideias, sentimentos e atitudes. Em síntese, comunicar implica em participação, interação, troca de mensagens, emissão e recebimento de informações novas.

Considerando que uma política de comunicação interna deve caracterizar-se pelo bom planejamento e agilização de todo o fluxo de informações na empresa, avalie o que se afirma sobre a implementação das práticas jornalísticas organizacionais.

I. A edição impressa ou via internet de publicações que contemplam jornais, revistas, boletins e relatórios”.

II. A edição de programas de rádio e de TV que podem se manifestar na rádio-empresa e no telejornal.

III. A opção pela publicação exclusiva de matérias cujos assuntos abrangem o interesse de alguns dos funcionários.

IV. A elaboração de jornal de empresa (house-organ), de manuais, de cartilhas, entre outros, que reforçam a integração das equipes.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. III.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. I, II e IV.
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A comunicação institucional é definida pelo Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo de Guimarães Barbosa, como o “conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse público sobre políticas, práticas e objetivos de uma instituição, interna e externamente, de modo a tornar compreensíveis e aceitáveis essas proposições”. Portanto, é o mesmo que comunicação
  • A. dirigida.
  • B. de massa.
  • C. empresarial.
  • D. administrativa.
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Uma das principais formas de mensuração do trabalho de comunicação empresarial integrada consiste na utilização do índice de(o):
  • A. satisfação do público-alvo com a empresa ou organização;
  • B. lucratividade da organização e retorno aos acionistas;
  • C. grau do interesse público sobre uma instituição;
  • D. número de reclamações de clientes e cidadãos;
  • E. crises envolvendo a instituição e seus dirigentes.
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A Comunicação Institucional procura compartilhar com o público externo de uma organização várias de suas propriedades intangíveis, como
  • A. pesquisas, visão, missões e valores.
  • B. histórico, projetos, missões e valores.
  • C. histórico, visão, lucratividade e valores.
  • D. pesquisas, projetos, missões e lucratividade.
  • E. histórico, visão, missões e valores.
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O plano de comunicação de uma empresa, que é um sistema aberto, para ser concretizado depende da análise de vários contextos. A análise do macroambiente fornecerá informações relacionadas às necessidades da empresa em função do mercado; a análise do(a) __________ fornecerá as expectativas externas e internas relacionadas à avaliação da concorrência; compete à empresa fornecer um briefing que contemple os objetivos de marketing para que se elabore o plano de comunicação integrado ao plano de marketing.

A palavra que completa a frase é
  • A. microambiente
  • B. lucratividade
  • C. mercado
  • D. endomarketing
  • E. benckmarking
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Acerca de comunicação organizacional, julgue os itens subsequentes. No monitoramento do ambiente interno de uma organização realizado mediante a análise SWOT, são avaliadas as oportunidades e forças de uma ideia, de um projeto ou de um produto.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014 - ANATEL - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Julgue os itens que se seguem, a respeito de programas de campanhas informativas e educativas e planejamentos de publicações internas e externas. Nas organizações, os quadros de aviso são destinados ao público externo.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca de comunicação organizacional, julgue os itens subsequentes. As informações pertinentes a uma empresa ou instituição só devem ser consideradas pelo gestor de comunicação caso estejam em seus canais formais de comunicação interna; qualquer outra informação que surja em caráter informal deve ser por ele ignorada.
  • C. Certo
  • E. Errado
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