Questões sobre Comunicação Organizacional na Comunicação Social

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Listagem de Questões sobre Comunicação Organizacional na Comunicação Social

#Questão 976202 - Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Comunicação e Ouvidoria

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada sobre marketing institucional.  


O Banco ABC mantém um programa permanente de ações com foco no desenvolvimento e na construção do futuro de crianças de baixa renda. Para isso, investe 1% do resultado líquido anual no apoio a projetos esportivos, exposições e concursos artísticos para o público infanto-juvenil e feiras de ciências em escolas públicas. Nessa situação, o banco faz uma forma de marketing institucional. 

#Questão 976203 - Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Comunicação e Ouvidoria

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada sobre marketing institucional.  


Para comemorar seus 50 anos de existência, a empresa VerdeViva desenvolveu uma campanha que explora a inovação e a preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A campanha consiste em uma série de vídeos publicados em plataforma de streaming, tendo como objetivo convidar os stakeholders a serem, assim como a própria empresa, agentes de transformação do mundo. Nessa situação, a campanha caracteriza uma ação de marketing institucional. 

O público-alvo da comunicação de uma empresa é formado por todos aqueles que compõem seu ambiente mercadológico, ou seja: clientes, distribuidores, fornecedores, colaboradores, acionistas, imprensa, governo e seus diversos escalões, comunidade, academia, igreja, ONGs, organismos internacionais etc. Com eles a empresa tem muito a tornar comum, a compartilhar, já que todo esse público influencia, direta ou indiretamente, suas ações no mercado.

Yanaze, M. H. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2011.

Considerando os diferentes públicos de uma empresa, a elaboração de um plano de comunicação pode ser orientada por múltiplos objetivos. Três desses objetivos são:

O posicionamento de marca mais forte é construído ao redor de crenças e valores simbólicos do consumidor.

Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.

Tendo em vista a afirmação dos autores, no momento da criação das marcas, as organizações precisam tomar decisões acerca dos seguintes aspectos:


#Questão 976527 - Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

Quando se trata de entender as marcas, os consumidores agora se conectam ativamente entre si, desenvolvendo relacionamentos de pesquisar e defender. Os netizens, em particular, têm conexões bem ativas em fóruns. Consumidores que precisam de mais informações os procurarão e se conectarão com outros que tenham mais conhecimentos e experiência. Dependendo da tendência mostrada durante a conversa, a conexão pode fortalecer ou enfraquecer a atração inicial da marca. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
O trabalho de gestão de mídias sociais estimula que o público se manifeste favoravelmente à marca. O movimento de fãs comunicando sobre a marca, a ponto de esclarecer às demais pessoas, é denominado de:

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