Questões de Comunicação Social do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2009

Com relação a correntes teóricas da comunicação e conceitos envolvidos, julgue os itens a seguir.

A localização epistemológica da comunicação é o campo das ciências sociais aplicadas.

Tantas vezes denunciada pelo seu potencial alienante, a comunicação de massa tem angariado patamares de legitimação em seu papel social. Considerando os fatores dessa mudança, julgue os itens que se seguem.

Antes atomizados e passivos, os receptores dos conteúdos de mass media têm encontrado crescentes oportunidades de interagir com os respectivos emissores.

A pauta é um conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia. Ou, nas palavras de um conhecido pauteiro da imprensa carioca: No começo de tudo, está a pauta. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Além dos estudos a respeito do gatekeeper — o responsável pelo processo de seleção das notícias —, poucas foram as tentativas que se propuseram a estudar a subjetividade do emissor; mas é ele que detém o poder de rejeitar ou selecionar a informação.

Com relação aos critérios de seleção de notícias, julgue os itens subsequentes.

O conceito de valores-notícia define um conjunto de regras para a viabilidade prática do jornalismo, que são, basicamente, mecanismos de coordenação e ajustamento recíproco entre as demandas dos jornalistas e as necessidades dos interesses em conflito.

A partir do texto acima, julgue os seguintes itens.

O conceito de jornalismo apresentado pelo autor engloba os aspectos econômicos da atividade, definida como um negócio. Essa definição coaduna-se com as perspectivas da denominada economia política da comunicação, campo teórico que estuda, entre outros aspectos, os fenômenos da convergência tecnológica e da concentração da propriedade dos veículos de comunicação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis