Questões de Comunicação Social do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2006

Acerca da realidade das políticas públicas no Brasil e de sua gestão, julgue os próximos itens.

No Brasil, seguidas mudanças nos altos escalões dos cargos públicos freqüentemente levam programas e políticas públicas a serem redimensionados, reorientados ou suspensos.

O surgimento da CONAB representou um passo importante na racionalização da estrutura do Governo Federal, porque a Companhia Nacional de Abastecimento:

O jornalismo é uma profissão bastante dinâmica em razão das rápidas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas que atingem os meios de comunicação e, por extensão, a atividade jornalística. Mesmo diante de tais mudanças, é INCORRETO afirmar que cabe ao jornalista

“O jornalismo é concebido como um processo social que se articula a partir da relação (periódica/oportuna) entre organizações formais (públicos/receptores), através de canais de difusão (jornal/revista/rádio/televisão/cinema) que asseguram a transmissão de informações (atuais) em função de interesses e expectativas (universos culturais e ideológicos).” (Melo, A opinião no jornalismo brasileiro). Com isso, é correto afirmar:

Na perspectiva da indústria cultural, todas as diversas formas simbólicas tornam-se, a cada dia, com mais intensidade, bens simbólicos. Esse processo sócio-histórico de produção, transmissão, mercantilização, apropriação e interpretação de formas simbólicas na cultura das sociedades modernas é reforçado pelas novas tecnologias de comunicação. Com base em tal premissa, considere a validade das afirmações abaixo.

 I. Os conglomerados comunicacionais exercem, cada vez mais, controle sobre todos os tipos de informação que circulam nas sociedades globalizadas através do domínio de sistemas de produção e transmissão.

II. As novas tecnologias da comunicação, ao mesmo tempo em que possibilitaram um maior acesso às informações e ao conhecimento, também geram uma subordinação de seus receptores a uma estratégica de dependência tecnológica cada vez mais sofisticada.

III. É inegável o processo de midiação da cultura moderna. A circulação de bens simbólicos, por meio das tecnologias da comunicação, ampliou-se de forma nunca antes vista na história, rompendo com a noção de tempo-espaço e estabelecendo novas referências de caráter ideológico das culturas.

IV. Em uma sociedade hierarquizada, dividida em classes, os bens culturais tendem a responder ou satisfazer demandas de públicos específicos, mantendo o domínio de grupos políticos, religiosos e econômicos, reproduzindo, na esfera das relações sociais, o falseamento da democracia discursiva e perpetuando o status quo.

Do ponto de vista da análise interpretativa, assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis