Questões de Comunicação Social do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2004

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O release é uma divulgação interna, elaborada por órgãos públicos e empresas e estruturada dentro das regras do texto jornalístico. No entanto, não pode ser publicado como tal e não tem interesse para os jornalistas nas redações.

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os lides, na redação jornalística, são usados para abrir matérias de repercussão e suíte. O lide não trata a notícia de forma direta e exige criatividade e cuidado para que não caia no lugar comum.

Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.

Uma das particularidades mais aceitas do lide é o recurso de estilo à antinotícia, em que a abertura da matéria começa explicando o que não aconteceu. Esse é um recurso de estilo recomendável e bem aceito, embora nem sempre possível.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

A pirâmide invertida no jornalismo consiste no estabelecimento de uma hierarquia dos fatos, para atender os critérios de importância da notícia. Tal procedimento nem sempre segue critérios cronológicos ou a seqüência literal dos fatos. Cabe ao jornalista reordenar os eventos de acordo com a pauta, os critérios de noticiabilidade e os valoresnotícia.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

Briefing é o texto de abertura de uma coluna de notas informativas, com o objetivo de situar o leitor sobre o tema principal da coluna.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis