Questões de Comércio Internacional do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comércio Internacional do ano 2006

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.

II. Através de um sistema de busca e cruzamento de dados estatísticos, o Sistema Radar Comercial permite a identificação de oportunidades comerciais � em um universo de mais de 60 países, que representam cerca de 92% do comércio mundial.

III. No Sistema Radar Comercial o usuário poderá acessar diversas informações sobre um determinado produto, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias, medidas não tarifárias.

IV. Os dados e análises disponíveis no Sistema são relatados por ano, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas e evitar sazonalidades. O último ano disponível é apresentado como o �padrão� nas consultas, entretanto, anos anteriores também podem ser consultados.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. No Brasil o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem ao longo desses anos feito o papel do mercado de capitais, financiando setores industriais e setores produtivos.

II. Exemplos de modalidades de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o comércio exterior são as linhas chamadas de pré e pós-embarque. Esta última existe nas modalidades buyer ou supplier, consistindo basicamente de financiamento à produção enquanto a primeira consiste basicamente em financiamento à comercialização dos produtos.

III. As taxas de juros elevadas, no Brasil, inibem a competitividade do setor produtivo, encarecendo os produtos produzidos domesticamente.

IV. O canal de distribuição no mercado internacional é composto pelos seguintes agentes: Broker ou trader (exportador) localizado no Brasil ou nos países de destino, o importador e/ou trader, varejistas e consumidores industriais.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.

II. A Zona Franca de Manaus compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.

III. O pólo industrial é considerado a base de sustentação da Zona Franca de Manaus.

IV. A Zona Franca de Manaus foi idealizada pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada (por meio de uma lei) em 1959, como Porto Livre.

O Brasil conseguiu aumentar substancialmente o valor (em dólares norte-americanos) das exportações nos últimos anos. Levando isso em consideração, assinale a alternativa correta. Em 2005, o valor exportado em bilhões de dólares norte-americanos foi de:

O incentivo à exportação que compreende a suspensão ou isenção dos tributos incidentes na importação de mercadoria utilizada na industrialização de produto exportado ou a exportar, é denominado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis