Questões de Comércio Internacional do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comércio Internacional do ano 2006

"Os suíços preferem evitar as negociações. Se tiverem de negociar, tendem a começar com uma solução de meio-termo e terminar com uma confrontação" (Raymond Saner). Qual das explicações a seguir confirma essas afirmações?

Com o objetivo de conferir eficácia aos esforços implementados, algumas das diretrizes que norteiam as ações na área de cooperação técnica são, no âmbito da cooperação recebida do exterior, as seguintes:

I - enfatizar projetos que integrem os componentes básicos da cooperação técnica internacional, ou seja, a consultoria, a formação de recursos humanos, o treinamento de pessoal e a complementação da infra-estrutura da instituição receptora.

II - priorizar projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores.

III - priorizar projetos que garantam maior alcance dos resultados, evitando-se a pulverização e a dispersão de esforços. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.

Uma unidade de Inteligência Comercial é necessária para identificar novos negócios no mercado externo e organizar a participação de empresas nacionais em feiras e missões comerciais. Enumere os itens de 1 a 9, na ordem seqüencial natural de acontecimentos preparatórios para a realização de uma feira ou missão comercial e depois, assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).

( ) Análise dos pontos fortes e pontos fracos de cada um dos países concorrentes.

( ) Uma primeira missão prospectiva é feita, com o objetivo de conhecer o mercado, identificar e selecionar os parceiros locais.

( ) A Inteligência Comercial fornece uma lista de importadores dos produtos selecionados para os primeiros contatos e posterior matchmaking com as empresas exportadoras.

( ) A Inteligência Comercial elabora um estudo sobre o país-alvo e um levantamento de sua pauta de importações, visando identificar os potenciais parceiros comerciais.

( ) A Inteligência Comercial indica as oportunidades existentes e os setores que poderiam exportar para aquele mercado. ( ) Define-se qual tipo de evento mais adequado para a promoção comercial dos produtos adequados à exportação para aquele mercado. ( ) A missão comercial ou feira é realizada.

( ) Um cruzamento da lista de produtos importados pelo país estudado com a pauta de exportações nacionais. Neste momento, são identificados os produtos que poderiam ser exportados para o país-alvo.

( ) Com o auxílio de consultorias locais, a Inteligência Comercial elabora estudo mais detalhado, contendo informações sobre as oportunidades de negócios e sobre características do mercado-alvo para cada um dos setores identificados.

Na hipótese de uma empresa brasileira estar enfrentando dificuldades comerciais no exterior pelo fato de sua concorrente norte-americana comercializar produtos semelhantes com preços de venda abaixo do custo de fabricação, motivada por subsídios fornecidos pelo governo americano, qual procedimento deverá ser feito pela empresa prejudicada?

Marque o conceito incorreto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis