Questões de Comércio Internacional do ano 2006

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Listagem de Questões de Comércio Internacional do ano 2006

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Uma União Aduaneira é a etapa ou tipo de integração em que são eliminadas todas as barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio dos países membros de um grupo. O compromisso restringe-se a garantir o livre fluxo de mercadorias, e também de serviços, entre os membros do bloco. Os países eliminam tarifas de importação para os produtos comprados dos parceiros, mas cada um mantém a liberdade para cobrar as tarifas que quiser de outros países com quem comercia.

II. O Mercosul não dispõe de personalidade jurídica de direito internacional.

III. No Mercado Comum, além da Tarifa Externa Comum (TEC) e do livre comércio de bens, existe a livre circulação de fatores de produção (capital e trabalho). No Mercado Comum pressupõe-se a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais (definição de metas comuns em matéria de juros, fiscal, cambial, por exemplo).

IV. Os países associados ao Mercosul têm de manter relações comerciais livres com os demais países do bloco e têm direito a voto nas questões econômicas, políticas e instituições.

São técnicas para falar em público, exceto:

Compete à Subsecretaria-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior assessorar o Secretário-Geral das Relações Exteriores no trato das questões relacionadas com cooperação técnica, (com) apoio às comunidades brasileiras no exterior, (com) promoção comercial e (com a) política cultural. Não compete ao Subsecretário-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior:

A BrazilTradeNet é parte integrante do Sistema Brasileiro de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, formado pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) e pelos Setores de Promoção Comercial (Secoms). Não é um dos objetivos da BrazilTradeNet:

Assinale qual das alternativas abaixo constitui uma crítica às políticas de promoção às exportações com foco nas empresas não-exportadoras.

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