Questões sobre ITIL

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Listagem de Questões sobre ITIL

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da gestão de serviços de TI e da gestão de projetos em uma organização.

I De acordo com o manual de serviços de TI da organização, o termo de abertura é usado para descrever os detalhes para um novo acordo com a fase de estratégia de serviço (da ITIL).

II Há necessidade de implantar um processo que seja responsável por gerenciar o ciclo de vida das ações concernentes à garantia de que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível e que o impacto no negócio seja minimizado.

III A organização possui um ambiente em rápida mutação, sendo difícil a definição antecipada dos requisitos e do escopo dos projetos.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O termo de abertura mencionado no item I não pode ser utilizado para criação de um novo serviço de acordo com o ITIL v3, haja vista ser um documento para iniciar projetos segundo o PMBOK 5.

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da gestão de serviços de TI e da gestão de projetos em uma organização.

I De acordo com o manual de serviços de TI da organização, o termo de abertura é usado para descrever os detalhes para um novo acordo com a fase de estratégia de serviço (da ITIL).

II Há necessidade de implantar um processo que seja responsável por gerenciar o ciclo de vida das ações concernentes à garantia de que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível e que o impacto no negócio seja minimizado.

III A organização possui um ambiente em rápida mutação, sendo difícil a definição antecipada dos requisitos e do escopo dos projetos.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O item II pode ser atendido com a implantação em conjunto do gerenciamento de incidentes da operação de serviços do ITIL v3 e com a área de conhecimento gerenciamento do tempo do projeto do PMBOK.

Considere que uma organização tenha implantado uma Central de Serviços-CS terceirizada, que funciona com base na ITIL v3 edição 2011. Tendo em vista que os funcionários desta CS acessam os sistemas da instituição contratante, surgiu a necessidade de controlar seus acessos, pois estas pessoas não estão na base de Recursos Humanos da contratante. Para isso, um Analista de Sistemas sugeriu a implantação de uma infraestrutura de autenticação e autorização na qual, ao acessar um provedor de serviço, o usuário seja redirecionado para uma página que lhe apresenta uma lista de provedores de identidade. O usuário escolhe sua instituição de origem e seu navegador é redirecionado para o provedor de identidade dessa instituição. Após autenticar o usuário, o provedor de identidade repassa o resultado dessa autenticação ao provedor de serviço e cria uma sessão de uso associada ao usuário, de forma que acessos a novos serviços dentro de um determinado intervalo de tempo não gerem novas requisições de autenticação. Esse mecanismo é denominado

Analisando a terceira versão da biblioteca ITIL, verificase que deve existir uma equipe que suporta a avaliação, priorização, autorização e programação de mudanças. Esse grupo de pessoas é normalmente composto de representantes de todas as áreas do provedor de serviço de TI, do negócio e de terceiros, tais como fornecedores. Essa equipe recebe o nome de:

No ITIL v3 (Information Technology Infrastructure Library), o livro Melhoria Contínua do Serviço “provê direcionamento para a criação e a manutenção de serviços, através de melhor projeto, transição e operação de serviços”. As três áreas principais que precisam ser endereçadas fazem parte do seu escopo, EXCETO:

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