Questões sobre Gestão de TI

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Listagem de Questões sobre Gestão de TI

A partir do texto acima, que apresenta informações sobre sistemas de gerenciamento de conteúdo, e considerando que, durante o ciclo de vida de um projeto de desenvolvimento de um CMS para um tribunal de âmbito federal, algumas decisões gerenciais e tecnológicas precisaram ser adotadas — entre elas, o uso de portais, com base em tecnologias de portlets e no atendimento a aspectos de acessibilidade —, julgue os itens de 136 a 140, acerca de conceitos relacionados a tecnologia da informação (TI).

Uma ação correta para se atestar a aderência do mencionado CMS aos padrões de acessibilidade definidos pelo padrão e-Mag consiste em preparar o ambiente de testes de homologação do CMS para o uso da ferramenta de software Avaliador e Simulador para a Acessibilidade de Sítios (ASES), que está disponível gratuitamente a partir do portal de governo eletrônico do Brasil, funciona em versão desktop e, além de verificar se o conteúdo é acessível a portadores de catarata, miopia e daltonismo, avalia a conformidade com os padrões XHTML e HTML.

A figura acima apresenta elementos que participam de uma arquitetura de serviços web. Considere uma situação em que os órgãos do Poder Legislativo federal ofertem e componham serviços entre si por meio de áreas públicas de seus respectivos sítios ou portais, por meio da adoção das tecnologias de serviços web. Nesse caso, considerando a adoção de um registro de serviços unificado no esquema genérico apresentado na figura acima, julgue os itens que se seguem, de acordo com os conceitos de orientação a serviços, integração e interoperabilidade.

Considere uma situação em que a tecnologia e os padrões de serviços apresentados na figura evoluam para uma arquitetura orientada a serviços — service oriented architecture (SOA). Nessa situação, é correto afirmar que: cada serviço ofertado por meio do registro unificado poderá, a princípio, ser usado na composição e automação de um ou mais processos de negócios realizados por cada órgão; cada órgão do Poder Legislativo tenderá a tornar-se consumidor e provedor de serviços, simultaneamente; os serviços providos pelos órgãos tenderão a ser fracamente acoplados, com pouca necessidade de manutenção de estado por meio de sessões de usuário.

Acerca dos dados mostrados na tabela acima, julgue itens subseqüentes.

A existência de um birô de serviços contribui mais para o atendimento do elemento 9 da tabela que a existência de acordos de nível de serviço.

Acerca dos dados mostrados na tabela acima, julgue itens subseqüentes.

Entre os objetivos de controle de alto nível do domínio PO do COBIT 4, o que mais contribui para o atendimento do elemento 1 da tabela é PO01 – Defina um Plano Estratégico de TI.

Acerca dos dados mostrados na tabela acima, julgue itens subseqüentes.

Entre os objetivos de controle de alto nível do domínio DS do COBIT 4 que visam ao atendimento do elemento 12 da tabela, DS8 – Gerencie o Birô de Serviços e Incidentes é mais adequado que DS1 – Defina e Gerencie Níveis de Serviço.

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