441 Q131895
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Gerenciar projetos é aplicar conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou mesmo exceder as necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto. A respeito de conceitos de gestão de projetos, julgue os seguintes itens.

O escritório de projetos é uma unidade que possibilita incrementar a qualidade de condução dos projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas, pela estruturação e pela implantação de processos e métodos de gestão, bem como o suporte efetivo e contínuo às equipes na execução das funções de gestão para que os projetos atinjam os objetivos requeridos.

442 Q131893
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação a conceitos da engenharia de software cliente/servidor, julgue os itens que se seguem.

O projeto de base de dados é usado para definir e depois especificar a estrutura dos objetos de negócio usada no sistema cliente/servidor. A análise, necessária para identificar os objetos de negócio, é realizada usando os métodos de engenharia de processos de negócio.

443 Q131874
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considere que um projeto de TI a ser realizado por uma empresa, com início e término bem determinados, objetive a correção de problemas relativos a TI. Acerca de projetos de TI, como o referido, e do gerenciamento desses projetos, julgue os itens seguintes, tendo como referência inicial o estabelecido pelo PMBoK.

Se a estrutura organizacional da referida empresa for funcional, os seus gerentes de projeto devem ter pouca autoridade.

444 Q131872
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca da tecnologia workflow, que é um conjunto de ferramentas que tem por finalidade automatizar e racionalizar processos de negócios, julgue os itens seguintes.

Rotas são atributos que definem de que forma os dados que trafegam no fluxo de trabalho são processados, roteados e controlados pelo workflow.

445 Q131870
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens subseqüentes, considerando que, na proposta organizacional descrita na figura III, a empresa tenha implantado processos de gestão aderentes ao modelo CMMI-SW e encontrase no nível de maturidade 3.

Os membros da equipe de gerência de projetos de software, não representada na figura III, deverão produzir e(ou) ter acesso aos seguintes artefatos para cada projeto de software em desenvolvimento: estrutura analítica de projeto; planos de mitigação de riscos; e propostas de melhoria de processos.

446 Q131867
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de prestação de serviços de TI de uma organização, que também deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005 e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL. A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue os próximos itens.

O outsourcing de todas as áreas de processos relativas ao elemento #4 da figura II, em detrimento do outsourcing de todas as áreas de processos relativas ao elemento #3, possui maior chance de provocar impacto negativo sobre a estratégia de negócios de uma organizaçã...

447 Q131865
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A figura acima apresenta um conjunto de elementos relacionados ao modelo COBIT 4.0, alguns dos quais estão numerados de #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes com relação à governança de TI.

O conceito de governança de TI está mais associado à melhoria do relacionamento entre os elementos #5 e #6 que ao relacionamento entre os elementos #9 e #11.

448 Q131862
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca das informações apresentadas na figura acima e dos conceitos de gerência de projetos de software, julgue os itens a seguir.

I A definição dos requisitos de um software recebe influência, em menor escala, da arquitetura de sistema em adoção para desenvolvimento do software, e, em maior escala, do modelo de ciclo de vida de projeto adotado para desenvolvimento desse software.

 II A cultura de uma organização apresenta maior associação com a arquitetura do software em desenvolvimento, quando comparada com a sua associação aos artefatos de projeto a serem produzidos.

III A definição do modelo de ciclo de vida de um projeto recebe menor influência dos ri...

449 Q131853
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considerando o corpo de conhecimento de gerenciamento de projetos, são dependências usadas no seqüenciamento de atividades, inerentes à natureza do trabalho que está sendo feito e que freqüentemente envolvem limitações físicas. Também chamadas de lógica rígida (hard logic). Trata-se das dependências

450 Q131850
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

De acordo com o corpo de conhecimento da gerência de projetos, as simulações para análise de risco de prazos são possíveis utilizando