421 Q789209
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A figura acima apresenta um conjunto de elementos relacionados ao modelo COBIT 4.0, alguns dos quais estão numerados de #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes com relação à governança de TI.

Assumindo-se a implantação de um planejamento estratégico de TI embasado no método de balanced scorecard (BSC) em uma organização que faz prestação de serviços de TI, uma métrica que indica o tempo necessário para desenvolvimento e implantação de novos serviços de TI é mais adequadamente localizada na perspectiva de aprendizagem e crescimento que na perspectiva de processos de negócios internos.

422 Q789208
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de prestação de serviços de TI de uma organização, que também deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005 e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL. A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue os próximos itens.

A migração da plataforma de desenvolvimento de software da organização para um modelo aderente aos preceitos do software livre, envolvendo inclusive o engajamento na distribuição de todos os seus aplicativos internamente desenvolvidos dentro de distrôs especiais...

423 Q789188
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama relacionado com gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.

De acordo com o diagrama, a estimativa de um fluxo de recursos financeiros do projeto deve ser elaborada após a estimativa de alocação de recursos necessários à execução das tarefas

424 Q789187
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A figura acima apresenta o conjunto das disciplinas de gerência do projeto propostas no âmbito do modelo PMBOK. Nesse modelo, a cada disciplina são associados conjuntos de processos de trabalho, informações e artefatos de entrada e saída, além de técnicas e métodos específicos de cada disciplina. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, acerca das possibilidades de execução de um projeto hipotético.

Durante a fase de planejamento do referido projeto, a elaboração de uma rede de precedência na execução de tarefas deve ser efetuada após a elaboração da estrutura analítica do projeto.

425 Q560456
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

O padrão de projeto (design pattern) denominado fachada (facade) provê uma interface unificada para um conjunto de interfaces (classes) em um subsistema. Analisando as  afirmativas abaixo, que tratam dos benefícios deste desse padrão de projeto, destaque identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) O padrão fachada não previne aplicações clientes de usarem diretamente classes do subsistema quando necessário, permitindo a escolha entre a facilidade de uso e a generalidade.

( ) O padrão fachada reduz o número total de instâncias,  para compartilhamento, disponíveis no subsistema.

( ) O padrão fachada não obriga os clientes a conhecerem a organização interna dos componentes do subsistema, facilitando o uso do subsistema pela reduçã...

426 Q560454
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No âmbito da gerência de projetos, Brainstorming e Técnica de Delphi são duas técnicas usadas especificamente para

427 Q560453
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Existem métodos que objetivam formas de comprimir as durações das atividades sem alteração no escopo do projeto. Um deles é usado para quando existem negociações de agenda e custos para determinar como (e se) fazer a maior compressão para o menor custo. Outro é usado para tentar programar atividades em paralelo (simultâneas), mas costuma gerar retrabalho e aumenta os riscos. São usual e respectivamente denominados de métodos

428 Q560452
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No âmbito da gerência de projetos é aplicado um método que calcula datas "cedo" e "tarde" para cada atividade, baseado nas durações e seqüência das atividades, cujo foco é o cálculo das "folgas", para determinar que atividades têm menor flexibilidade em relação a essas datas. Usa a técnica de estimativa mais provável, diferentemente de outros métodos que usam o tratamento probabilístico ou de valor esperado. Tal método é o

429 Q560451
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

De acordo com o corpo de conhecimento da gerência de projeto, para estimar os custos totais, quando ainda existe uma quantidade limitada de informações detalhadas sobre o projeto (por exemplo, nas fases iniciais), é freqüentemente

430 Q154861
Ciência da Computação
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em auditoria de sistemas, para verificar se os controles estão funcionando conforme prescrito, consistentemente e continuamente, utiliza-se: