Questões sobre Meio Ambiente

Com relação ao impacto da poluição do ar na saúde, julgue os itens que se seguem. Embora sejam poluentes atmosféricos, o dióxido de nitrogênio (NO2) e o dióxido de enxofre (SO2) não estão entre os gases tóxicos capazes de causar danos à saúde de quem vive nas grandes metrópoles.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Nicho é definido por Huntchinson como um hipervolume n-dimensional das necessidades de recursos e tolerâncias a determinadas condições. Considerando essa definição, analise as seguintes proposições.

I. Nicho fundamental descreve a parte do nicho que é realmente ocupado por uma espécie, considerando os efeitos das interações com outras espécies.

II. Nicho realizado descreve a variação total de condições ambientais que são propícias à existência de uma espécie sem considerar os efeitos da competição interespecífica e da predação por outras espécies.

III. Recursos são fatores bióticos ou abióticos requeridos por um organismo para a sua manutenção, crescimento ou reprodução como, por exemplo, espaço, nutrientes, água, luz, parceiros sexuais.

IV. A facilitação é a interação através da qual a extensão do nicho realizado de uma espécie pode ser maior do que o alcance previsto pelo nicho fundamental.

É correto somente o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere a tabela, elaborada a partir do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio, 2016).

 Foram feitas as seguintes afirmações:

I. A Amazônia e o Cerrado são biomas muito ameaçados por terem as maiores taxas de espécies endêmicas entre as ameaçadas de extinção.

II. A Amazônia e a Mata Atlântica são os biomas mais ameaçados por terem as maiores taxas de espécies endêmicas entre as ameaçadas de extinção.

III. Com relação aos biomas brasileiros, o Pantanal é o mais ameaçado por possuir um número menor de espécies endêmicas ameaçadas de extinção.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao ficarem expostas às condições físicas, químicas e biológicas, as camadas na superfície da crosta terrestre sofrem diferentes modificações nos minerais que compõem as rochas, originando os diferentes tipos de solos. Cada tipo de solo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química. Com relação a esse assunto, marque a alternativa INCORRETA.
  • A. O processo de erosão do solo ocorre quando a água transporta sedimentos para o lençol freático. Enquanto na lixiviação, a água remove sedimentos pela superfície do solo.
  • B. O solo argiloso apresenta consistência fina e é impermeável à água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.
  • C. O solo arenoso possui consistência granulosa como a areia e está muito presente na região Nordeste do Brasil, sendo permeável à água.
  • D. O processo de degradação dos solos produz a deterioração da cobertura vegetal, do solo e dos recursos hídricos. Através de uma série de processos físicos, químicos e hidrológicos essa deterioração provoca a destruição tanto do potencial biológico das terras quanto da capacidade das mesmas em sustentar a população a ela ligada.
  • E. As rochas orgânicas são formadas pela precipitação e/ou acúmulo de materiais orgânicos animais ou vegetais, tais como carapaças silicosas de algas diatomáceas, fragmentos de conchas, carapaças carbonáticas de algas e celenterados e restos vegetais continentais e subaquáticos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O geoprocessamento pode ser definido como sendo o conjunto de tecnologias destinadas à coleta de informações espaciais, assim como o desenvolvimento de novos sistemas e aplicações, com diferentes níveis de sofisticação. Marque a alternativa que NÃO se aplica ao termo geoprocessamento.
  • A. GPS (Sistema de Posicionamento Global) utilizado como ferramenta para coleta de dados georreferenciados.
  • B. Cartografia digital destinada à captação, organização e desenho de mapas.
  • C. Sistemas de informação geográfica destinada à aquisição, armazenamento, manipulação, análise e apresentação de dados não referenciados espacialmente.
  • D. Processamento digital de imagens que utiliza procedimentos e técnicas destinadas à manipulação numérica de imagens digitais cuja finalidade é corrigir distorções das mesmas e melhorar o poder de discriminação dos alvos.
  • E. Ferramentas computacionais para geoprocessamento que permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O Brasil é signatário de importantes acordos e convenções internacionais, tanto no que diz respeito à conservação de espécies quanto a de habitats ameaçados. No âmbito internacional, três Convenções fornecem o arcabouço legal para o tratamento diferenciado das espécies consideradas ameaçadas de extinção: a Convenção para a Proteção da Flora, da Fauna e das Belezas Cênicas Naturais dos Países da América; a Convenção de Washington sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) e a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

1. A __________ estabelece proteção para um conjunto de plantas e animais, por meio da regulação e do monitoramento de seu comércio internacional, particularmente aquelas ameaçadas de extinção, de modo a impedir que este atinja níveis insustentáveis.

2. A___________ define que os países devem "recuperar e restaurar ecossistemas degradados e promover a recuperação de espécies ameaçadas, por meio da elaboração e da implementação de planos e outras estratégias de gestão”.

3. A __________ estabelece, por meio de seu artigo VII, que os países adotarão medidas apropriadas "para evitar a extinção que ameace a uma espécie determinada". No artigo IX define que cada um dos países tomará as medidas necessárias para a superintendência e a regulamentação das importações, das exportações do e trânsito de espécies protegidas da flora e da fauna.

Relacione as alternativas abaixo completando as frases acima e assinale a alternativa CORRETA.

  • A. 1. Convenção para a Proteção da Flora, da Fauna e das Belezas Cênicas Naturais dos Países da América; 2. Convenção de Washington sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção; 3. Convenção sobre Diversidade Biológica.
  • B. 1. Convenção de Washington sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção; 2. Convenção sobre Diversidade Biológica; 3. Convenção para a Proteção da Flora, da Fauna e das Belezas Cênicas Naturais dos Países da América.
  • C. 1. Convenção para a Proteção da Flora, da Fauna e das Belezas Cênicas Naturais dos Países da América; 2. Convenção sobre Diversidade Biológica; 3. Convenção de Washington sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção.
  • D. 1. Convenção sobre Diversidade Biológica; 2. Convenção de Washington sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção; 3. Convenção para a Proteção da Flora, da Fauna e das Belezas Cênicas Naturais dos Países da América.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O tratamento biológico de resíduos/efluentes pode ser dividido em três etapas: tratamento primário, secundário e terciário. São operações típicas do tratamento primário. Assinale a alternativa CORRETA.
  • A. Gradeamento, desarenamento, desengorduramento.
  • B. Desengorduramento, digestão anaeróbica, nitrificação.
  • C. Gradeamento, filtração, adsorção.
  • D. Digestão anaeróbica, filtração, ultra-filtração.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.

A principal medida para a eliminação dos ovos do mosquito Aedes aegypti depositados nos recipientes considerados criadouros com água parada — como pneus e pratos dos vasos de planta — consiste em jogar a água fora e aguardar que esses criadouros sequem naturalmente.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Biologia - Meio Ambiente - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016 - SME/SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica.

II. As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água.

III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos.

Problemas ambientais graves são evidenciados em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Biologia - Meio Ambiente - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016 - SME/SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Até o momento, a ação mais eficaz contra o Aedes aegypti tem sido a de eliminar seus criadouros. Contudo, existem algumas características na reprodução desse mosquito que dificultam o seu combate. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O Aedes aegypti coloca seus ovos nas paredes dos criadouros e não diretamente na água. Os ovos podem ficar cerca de um ano em um lugar seco, mas permanecem viáveis e, quando o nível da água sobe, os ovos eclodem.

II. O Aedes aegypti deposita, diretamente em qualquer tipo de água, jangadas com 500 a 1000 ovos que eclodem rapidamente, formando larvas que completam seu ciclo em uma semana.

III. O Aedes aegypti utiliza, como criadouro, qualquer água acumulada, aparentemente limpa.

O texto inicial é justificado

  • A. pela afirmativa I, apenas.
  • B. pela afirmativa II, apenas.
  • C. pela afirmativa III, apenas.
  • D. pelas afirmativas I e III, apenas.
  • E. pelas três afirmativas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: