Questões de Biologia da UECE

Listagem de Questões de Biologia da UECE

As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:

Atente para o que se diz a seguir em relação à necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como meio de acompanhamento do desenvolvimento tecnológico atual para a promoção e construção do conhecimento:

I. Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, promovendo uma integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

II. Os educadores podem fazer uso das TIC’s como um sistema diferenciado de aprendizagem que permita o respeito à individualidade, abrindo espaço para debates e discussões, que sejam de caráter não só informativo como também formativo, garantindo o desenvolvimento de cidadãos capazes de ações condizentes e inseridos no contexto social vigente.

III. Inovando com o uso das TIC’s, a disciplina de Biologia, deixará de ser uma transmissão de conhecimentos restritos a memorização passando a ser investigativo e um meio de verificar a estrutura, as causas e as relações dos conteúdos entre si, assim como os mistérios da natureza.

É correto o que se afirma em:

Biologia é amplamente definida como o estudo da vida, mas pesquisadores defendem que no Ensino de Biologia deve ter espaço para a morte, já que a morte é uma das etapas do ciclo de vida. Considere o que se afirma a seguir em relação ao ciclo de vida, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Uma das funções essenciais da divisão celular em eucariotos como protistas, fungos, plantas e animais é a de repor células que morrem.

( ) Em humanos, bilhões de células morrem todos os dias, principalmente no sangue e em órgãos com revestimento epitelial como o intestino.

( ) A morte por apoptose é acidental e se dá quando a célula está danificada por veneno ou é privada de nutrientes essenciais.

( ) As células são programadas para autodestruição quando não são mais necessárias ou já acumularam erros no DNA prejudiciais ao organismo