Questões sobre Bioquímica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Bioquímica

A enzima tromboplastina é responsável por catalisar a transformação da protrombina, presente no plasma, em trombina. Esta, então, converte o fibrinogênio do plasma em fibrina, formando uma rede de filamentos responsável, com o plasma, pela formação do coágulo. Entretanto, a catalisação da transformação da protrombina em trombina só ocorre na presença de íons de qual elemento químico no plasma?

Os gráficos a seguir ilustram os resultados obtidos experimentalmente sobre a atividade (=velocidade da reação) de uma dada enzima sobre a influência de diferentes condições de temperatura e pH. Analisando-se os gráficos, pode-se afirmar que:

Sobre a conservação da insulina, analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e marque a alternativa correta:

I. A insulina é um hormônio que deve ser conservado em geladeira, para que sejam garantidas as suas propriedades farmacológicas.

II. Os frascos de insulina podem ser congelados a temperatura abaixo de 2ºC.

III. Em caso de viagem, colocar o frasco de insulina em bolsa térmica ou caixa de isopor. Não é necessário colocar gelo.

IV. O frasco da insulina que está em uso poderá ser mantido em temperatura ambiente, 15ºC a 30ºC, por até um mês. Nesse caso, deixar o frasco no lugar mais fresco da casa.

Observe o esquema..

 

  Leia as afirmações sobre o esquema.

I- O esquema representa a biossíntese das catecolaminas.
II- A etapa que limita a velocidade da reação (conversão da tirosina em dopa) pode ser inibida pela metirosina.
III- As vias alternativas indicadas pelas setas tracejadas não demonstram ser de importância fisiológica nos seres humanos.
IV- Pode ocorrer acúmulo de tiramina e de octopamina em pacientes tratados com inibidores da monoamina-oxidase.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Texto para as questões de 36 a 42 

 

De acordo com dados epidemiológicos recentes, cerca de 8% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade é portadora de diabetes. Esse índice aumenta para 17% para os brasileiros com mais de 60 anos de idade. Como uma significativa proporção de diabéticos do tipo 2 é formada por assintomáticos ou oligossintomáticos, o diagnóstico da doença é, em geral, feito tardiamente. Assim, complicações macro e microvasculares estão freqüentemente presentes quando se detecta a hiperglicemia. Entre as alterações microvasculares, a retinopatia e a nefropatia constituem as principais causas de perda visual e de diálise. A neuropatia periférica e o comprometimento vascular periférico causado pela macroangiopatia e o surgimento de infecções favorecem o aparecimento de úlceras do chamado pé diabético.

Ainda considerando o texto e também as possíveis infecções em indivíduos diabéticos e os diversos testes para identificação de microrganismos, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis