Questões de Biblioteconomia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia da UPE / UPENET / IAUPE

Ao adentrar a universo da gestão, no âmbito das bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação, é inerente compreender as pessoas enquanto capital humano, uma vez que se constituem elementos essenciais para as organizações nas quais estão inseridas. Dadas as características peculiares das Unidades de Informação enquanto organizações sem fins lucrativos de natureza aberta e considerando a inovação como processo organizacional coletivo, Motta (1989) defende a importância de mobilização de todos os recursos existentes na organização, em prol da criação de condições favoráveis e superação de eventuais resistências, a fim de impulsionar mudanças julgadas positivas e benéficas à determinada organização. Diante disso, Motta (1989) apresenta 12 proposições oriundas da teoria gerencial contemporânea, sendo que sete referem-se mais a condições organizacionais e cinco a recomendações de natureza individual ao gerente. isso, solicita-se que se relacionem as colunas, identificando quais proposições referem-se a condições organizacionais e quais recomendações são de natureza individual ao gerente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

O Bibliotecário indiano Shiyali Ramamritam Ranganathan formulou 5 leis fundamentais, denominadas as 5 Leis da Biblioteconomia, que foram publicadas em 1931, na obra "The Five Laws of Library Science" (1931). Mesmo diante das revoluções tecnológicas, que são presenciadas, tais pontos são importantíssimos para a Biblioteconomia e para o trabalho dos Bibliotecários, pois permitem nortear formas e modelos de produtos e serviços informacionais para todo e qualquer tipo de Unidade de Informação. Pensando nisso, assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, os 5 postulados propostos por S. R. Ranganathan.

Conforme Rocha, Silva e Maia (2012, p. 2):

 “Marketing é um processo gerencial, que busca a identificação das necessidades dos usuário/cliente e que procura adiantar-se a elas com uma oferta, que assegure que sejam totalmente satisfeitas.”

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa na qual o enunciado traduz uma afirmação INCORRETA acerca do papel do Marketing em Unidades de Informação (U. I.).

O trabalho cooperativo em redes tem procurado incorporar os melhores produtos e serviços em informação. No Brasil, a Biblioteca Eletrônica de acesso gratuito que disponibiliza o maior número de periódicos nacionais nas diversas áreas do conhecimento é

No caso de um hipotético pesquisador solicitar uma busca de informações especializadas em medicina e saúde em nível mundial, com cobertura a partir de 1966, a base de dados mais indicada para esse tipo de pesquisa é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis