Questões de Biblioteconomia da UPE / UPENET / IAUPE

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Listagem de Questões de Biblioteconomia da UPE / UPENET / IAUPE

Segundo Boccato (2009, p. 120):

 “As linguagens documentárias, [são] caracterizadas como sistemas de organização do conhecimento [...] têm como primeira função representar o conteúdo dos documentos contidos em um sistema de recuperação da informação e, como segunda função, mediar a recuperação da informação por meio da representação das perguntas formuladas pelos usuários.”

Em relação às linguagens documentárias, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Conforme VIEIRA (2014, p. 183):

“A ação cultural pode ser considerada como um projeto paralelo, a mais, somado às atividades normais de uma Unidade de Informação (U. I.) [...].” Tais ações são importantes e precisam levar em consideração “o enriquecimento e crescimento de seus usuários, ou seja, uma maior consciência e uso de sua cidadania através das artes e da cultura em geral”.

Com base nisso, o que se deve considerar na promoção de ações culturais em Unidades de Informação?

Paul Otlet na clássica obra

“Traité de documentation” (1934, p.10, 43) ao definir documento como: “o registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material [...] um suporte de uma certa matéria e dimensão [...] em que se incluem signos representativos de certos dados intelectuais", propõe que “documento” seria um termo genérico, que cobriria não apenas documentos textuais mas também objetos iconográficos e audiovisuais, etc. Tal conceito ampliado de documento abandona a herança latina que atribui à palavra „documento‟ o sentido de lição e prova, ou seja, “um documento é uma prova em apoio a um fato”.

Esse alargamento conceitual corroborou para que Suzanne Briet (2016, p.1), – bibliotecária, documentalista e discípula dos postulados de Otlet- propusesse uma definição que, segundo a autora, é “mais adequada atualmente mas também a mais abstrata e, portanto, a menos acessível”. Com isso, indaga-se: Sobre o conceito de Documento proposto por Suzanne de Briet (2016), analise as afirmativas abaixo:

 I. Todo indício, concreto ou simbólico, conservado ou registrado, com a finalidade de representar, reconstituir ou provar um fenômeno físico ou intelectual.

 II. Qualquer recurso informacional físico.

III. Qualquer objeto que se colige como prova de autenticidade de um fato e que constitui elemento de informação.

IV. Toda base de conhecimento fixada materialmente e suscetível de ser utilizada para consulta, estudo ou prova.

Está CORRETO o que se afirma em

As revoluções tecnológicas contemporâneas requerem que o profissional da informação possua competências condizentes com os mais variados suportes informacionais, influenciando para que ocorram mudanças nos serviços oferecidos pelos serviços de informação. De acordo Accart (2012):

“As ferramentas da Web 2.0 facilitam o trabalho do serviço de referência, pois, permitindo um rápido intercâmbio de informações, o serviço tirará vantagem disso, se estiver conectado com outros serviços de referência ou em rede com os especialistas de uma área.”

Conforme o enunciado, assinale a alternativa que permite ao bibliotecário de referência utilizar ferramentas da Web 2.0.

De acordo com MARCONDES e SAYÃO (2009, p. 10):

“Repositórios institucionais são entendidos hoje como elementos de uma rede ou infraestrutura informacional de um país ou de um domínio institucional, destinados a garantir a guarda, preservação a longo prazo e, fundamentalmente, o livre acesso à produção científica de uma dada instituição.”

Desde a publicação do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica pelo IBICT em 2005, têm ocorrido, principalmente no âmbito das Bibliotecas Universitárias no Brasil, esforços para a implantação de RI´s nas Instituições com vistas a garantir um sistema brasileiro de livre acesso à produção científica do país, “destinada a guardar, preservar e garantir livre acesso, via internet, à produção científica no âmbito de uma dada instituição.” Acerca desses RI´s, analise as afirmativas abaixo:

1. Há muitos softwares disponíveis para a implementação de repositórios digitais e os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são os proprietários.

 2. É um tipo de biblioteca digital de modelo Intranet que serve apenas para disseminação de toda a informação interna produzida em uma determinada instituição.

3. Os Repositórios Institucionais trazem, agora, para universidades e instituições de pesquisa, a oportunidade de se fortalecerem institucionalmente a partir da visibilidade de sua produção acadêmica organizada e disponível, como um retrato fiel de sua instituição.

4. Os RI´s lidam com a produção científica de uma determinada instituição, contemplando a reunião, o armazenamento, a organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida.

 5. O desafio da implantação dos Repositórios Institucionais também retoma propostas metodológicas tão caras aos profissionais de informação, como o controle bibliográfico, a catalogação na fonte, o trabalho cooperativo devido a sua importância e impacto social.

Estão CORRETAS

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