Questões de Biblioteconomia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia da Instituto Consulplan

#Questão 1129648 - Biblioteconomia, Processos Técnicos, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Biblioteconomista

A biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), em caso hipotético, decide implementar o Dublin Core como padrão de metadados para catalogar materiais digitais. No entanto, ao se revisar as entradas, percebe-se que um elemento obrigatório foi deixado de lado. Diante do exposto, qual elemento é considerado indispensável para a identificação do recurso e obrigatório no Dublin Core?

#Questão 1129649 - Biblioteconomia, Processos Técnicos, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Biblioteconomista

Determinado funcionário é responsável pela migração de um periódico científico para o sistema Open Journal Systems (OJS). Durante o processo, é necessário configurar os papéis de usuários. Considerando o exposto, qual dos papéis relacionados a seguir é responsável por gerenciar as submissões e supervisionar todo o processo editorial?

#Questão 1129651 - Biblioteconomia, Seleção, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Biblioteconomista

Um bibliotecário do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) está realizando a organização da seção da biblioteca especializada em Direito, e encontra um livro com o título “A Constitucionalidade da Reforma Tributária no Brasil”. Considerando a CDDIR, a classificação mais apropriada para essa obra é:

A palavra “jurisprudência” pode ser entendida como a revelação do direito que se processa por meio do exercício da jurisdição, em virtude de uma sucessão harmônica de decisões dos Tribunais. A jurisprudência, assim, é alvo de especial atenção tanto pelos usuários quanto pelos bibliotecários da área, uma vez que a interpretação ali contida produz margens para diferentes entendimentos. Com base no livro “Fontes de informação jurídica: conceitos e técnicas para o profissional da informação”, de autoria de Andréia Gonçalves Silva, assinale a afirmativa INCORRETA.

No Brasil, a expressão “estudo de usuários” teve origem em meados do século XX, como um desmembramento natural do levantamento bibliotecário, que consiste na coleta sistemática de dados concernentes ao sistema, suas atividades, operações, pessoal, uso e usuários, em um dado momento ou em um período de tempo. Com base na obra “Manual de estudos de usuários da informação”, de autoria de Murilo Bastos da Cunha, Sueli Angelica do Amaral e Edmundo Brandão Dantas, assinale a afirmativa INCORRETA acerca dos estudos de usuários.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis