Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

De acordo com o site da Fundação Biblioteca Nacional - FBN, uma biblioteca “nacional” caracteriza-se por ser

Marilene Lobo Abreu Barbosa e Sérgio Franklin, no artigo “Controle, Avaliação e Qualidade de Serviços em Unidades de Informação” afirmam que planejamento e controle são processos que se complementam e, por isso, assim como o planejamento, o controle se aplica nos três âmbitos da organização: nível macro, departamental ou administrativo e operacional, associado aos planos estratégico, tático e operacional. Sobre o nível departamental ou administrativo, assinale a alternativa correta. 

De acordo Jean Philippe Accart, na publicação Serviço de Referência: do presencial ao virtual, o papel do profissional de referência na relação de serviço é plural. Baseando-se nesse apontamento, considere as asserções a seguir.

I. O profissional de referência recebe o usuário: sua atitude amigável e atenciosa orienta-se diretamente para aquilo que o usuário lhe pergunta. Se a consulta for de ordem prática (uma indicação, uma orientação) ou se implicar uma pesquisa de informação (uma pergunta pontual, factual ou minuciosa).
II. O profissional de referência ouve atentamente a consulta do usuário: certas consultas precisam ser mais bem especificadas, faltam-lhes detalhes, o contexto da consulta (histórico, geográfico, social, etc.) carece de ser determinado.
III. A partir dos elementos obtidos, o profissional de referência proporá algumas pistas para resolver a consulta e encontrar a resposta apropriada.
IV. O profissional de referência, de forma proativa, realiza a pesquisa nas fontes indicadas pelos usuários a fim de elaborar pesquisa científica.

Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.

Os objetivos quantificados no planejamento estratégico em unidades de informação consistem em:

Assinale a alternativa correta acerca das lacunas, historicamente presentes nos estudos de usuários. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis