Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

A internet, através do conteúdos digitais, vem promovendo o uso massivo e integrado das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), disponibilizando novas formas de acesso, armazenamento, tratamento, disseminação e promoção do conhecimento, ampliando os pontos de acesso a um determinado documento, fazendo com que as bibliotecas se flexibilizem e se adequem aos novos suportes de conhecimento que surgem a partir das inovações tecnológicas e do avanço da sociedade da informação em um espaço de tempo cada vez mais curto.

As TIC’s como ferramenta de apoio a pesquisa apresentam alguns benefícios aos seus usuários.


I. Acessibilidade: uma biblioteca digital é acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo o uso massivo por pessoas, independentemente de sua deficiência.


II. Pesquisa: o formato digital proporciona maior eficiência no processo de busca e maior variedade de fontes e produtos.


III. Compartilhamento: a informação no formato digital permite o compartilhamento em tempo real, facilitando o acesso ao conteúdo.


IV. Atualização: a velocidade na produção de informações requer atualização contínua que, no caso do formato digital, é facilitado pela associação do processamento computacional.


V. Disponibilidade: web é um sinônimo de disponibilidade, agilidade e eficiência imune a falha de sistemas computacionais, lentidão ou indisponibilidade das redes.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

A implantação de um sistema de gerenciamento de bibliotecas está relacionada ao atendimento de alguns requisitos funcionais. Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir:


I. O desenvolvimento de um sistema próprio para bibliotecas institucionais é caro e injustificado, uma vez que o mercado disponibiliza sistemas completos que atendem totalmente às demandas.


II. A automação depende da harmonia de vários fatores como: parque tecnológico atualizado e compatível com a configuração exigida pelo software, capacidade de interoperabilidade com os demais softwares, suporte tecnológico e apoio político definem a exequibilidade do projeto.


III. Monitoramento sistemático e planejado do sistema e das tecnologias de informação retarda o processo de obsolescência e descontinuidade do software, aumentando sua vida útil;


IV. Tratamento da informação com fins gerenciais, com capacidade de emissão de relatórios que qualifiquem a tomada de decisão com o objetivo de minimizar riscos e incertezas, aumenta a eficiência da organização agilizando processos e otimizando recursos.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Conhecer a comunidade junto à qual o centro de informação irá atuar é essencial para o planejamento de produtos e serviços. Segundo Figueiredo (1994) citado por Cunha (2021, p. 148), “estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada”. Analise as seguintes afirmações: 


I. O planejamento e a realização dessas pesquisas exigem o rigor do método científico, de modo que a coleta de dados resulte em dados e informações confiáveis que possam ser replicadas em outros contextos.


II. O estudo de usuário é um importante instrumento de gestão, para planejamento de processos, produtos e serviços que atendam as demandas informacionais da organização à qual o usuário está vinculado.


III. Os métodos, as técnicas e os modelos utilizados como procedimentos metodológicos nas pesquisas de estudo de usuários da informação, têm sido adequados na sua maior parte para o entendimento das reais necessidades dos usuários, possibilitando identificá-las, mensurá-las e classificá-las.


IV. A necessidade de informação é manifestada pelo comportamento de busca, que deve ser considerado como uma atividade de alguém que não necessariamente esteja influenciado por um ambiente repleto de informação, ou de mensagens, para satisfazer a necessidade percebida.


Está CORRETO o que se afirma em:

No âmbito das bibliotecas e centros de informação, um serviço de referência colaborativo é aquele no qual:

Dos 8 passos de Grogan para o processo de referência, qual é o passo que mostra a dificuldade do usuário, mesmo que ele ainda não tenha verbalizado?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis