Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Sobre estudos de usuários, conforme Figueiredo (1994), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A “lei do maior esforço” tem uma importância fundamental na utilização de qualquer fonte de informação.
( ) O estudo de comunidade, como método de estudo científico de um fenômeno social, apareceu na metade do século XX, na Inglaterra.
( ) O estudo de comunidade é considerado empírico como método e social como aplicação.
( ) O uso das bibliotecas universitárias pelos estudantes depende, primeiramente, do estímulo do corpo docente.
( ) Desde que o uso da biblioteca depende da atitude do professor, tornou-se importante coletar dados sobre os hábitos de uso da biblioteca pelos professores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre as competências intelectuais, comportamentais e técnicas, conforme Accart (2012), analise as assertivas abaixo:

I. São qualidades intelectuais e comportamentais: saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível.
II. A competência técnica não tem tanta relevância quanto as comportamentais.
III. São qualidades intelectuais: a capacidade de se expressar oralmente e por escrito.
IV. São qualidades intelectuais: preocupação com a ordem e espírito metódico.

Quais estão corretas?

Sobre as funções e agrupamentos de funções em unidades de informação, conforme, Maciel (2000), analise as assertivas abaixo:

I. As decisões humanas são o controle supremo – talvez único – de uma organização. As pessoas determinam a capacidade de desempenho de uma organização, que nunca pode ser melhor do que as pessoas com que conta. Um gerente eficaz deve sempre procurar obter mais dessas pessoas.
II. A tomada de decisão, visando facilitar a compreensão das engrenagens internas da organização, possibilitando a visão global da biblioteca como um sistema aberto, não é o ponto de partida adotado para a análise de cada uma das funções. 
III. As funções biblioteconômicas são grupadas em três coerentes blocos: formação, desenvolvimento e organização das coleções; dinamização do uso das coleções; funções gerenciais. 

Quais estão corretas?

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan et al. no artigo, Taxonomia facetada como interface para facilitar o acesso à informação em bibliotecas digitais, reflete que uma vantagem do uso da taxonomia é que sua estrutura em árvore mostra, em seus primeiros níveis, os conhecimentos mais genéricos. Já nos níveis mais avançados (nos "ramos"), encontram-se 

Sobre a ciência aberta como política pública, o Sumário Executivo Livro Verde - Ciência Aberta e Dados Abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional apresenta como condições para a participação cidadã que os produtos da ciência tenham como características a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis