Questões de Biblioteconomia do ano 2017

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Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2017

Considere os dois agrupamentos abaixo, que dizem respeito a componentes do diagnóstico organizacional e sua utilização/ aplicação no processo.

I. Hipótese.

II. Indicador.

III. Metodologia.

a. Modo de levantamento dos dados.

b. Explicação para os fatos.

c. Medida para descrição do desempenho.

A correta correlação entre os dois agrupamentos é

Considere as duas afirmativas abaixo, sobre o planejamento em bibliotecas e unidades de informação.

I. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis intermediário e operacional; sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem, a unidade de informação não pode planejar de maneira estratégica, ou seja, levando em consideração as forças restritivas (problemas e limitações) e a forças propulsoras (vantagens) de seu ambiente e da instituição mantenedora.

II. O planejamento da unidade de informação deve ser coerente com os objetivos e estratégicas definidos pela direção da organização e não navegar na direção oposta.

Ocorre que,

Conforme VIEIRA (2014, p. 183):

“A ação cultural pode ser considerada como um projeto paralelo, a mais, somado às atividades normais de uma Unidade de Informação (U. I.) [...].” Tais ações são importantes e precisam levar em consideração “o enriquecimento e crescimento de seus usuários, ou seja, uma maior consciência e uso de sua cidadania através das artes e da cultura em geral”.

Com base nisso, o que se deve considerar na promoção de ações culturais em Unidades de Informação?

Paul Otlet na clássica obra

“Traité de documentation” (1934, p.10, 43) ao definir documento como: “o registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material [...] um suporte de uma certa matéria e dimensão [...] em que se incluem signos representativos de certos dados intelectuais", propõe que “documento” seria um termo genérico, que cobriria não apenas documentos textuais mas também objetos iconográficos e audiovisuais, etc. Tal conceito ampliado de documento abandona a herança latina que atribui à palavra „documento‟ o sentido de lição e prova, ou seja, “um documento é uma prova em apoio a um fato”.

Esse alargamento conceitual corroborou para que Suzanne Briet (2016, p.1), – bibliotecária, documentalista e discípula dos postulados de Otlet- propusesse uma definição que, segundo a autora, é “mais adequada atualmente mas também a mais abstrata e, portanto, a menos acessível”. Com isso, indaga-se: Sobre o conceito de Documento proposto por Suzanne de Briet (2016), analise as afirmativas abaixo:

 I. Todo indício, concreto ou simbólico, conservado ou registrado, com a finalidade de representar, reconstituir ou provar um fenômeno físico ou intelectual.

 II. Qualquer recurso informacional físico.

III. Qualquer objeto que se colige como prova de autenticidade de um fato e que constitui elemento de informação.

IV. Toda base de conhecimento fixada materialmente e suscetível de ser utilizada para consulta, estudo ou prova.

Está CORRETO o que se afirma em

Sobre a função do bibliotecário que atua no serviço de referência, qual a alternativa que melhor descreve tal função?

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