Questões de Biblioteconomia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2009

Considere a figura abaixo.

Os vocabulários controlados são estruturados de acordo com diferentes relações que se estabelecem entre os termos. Quanto mais complexos os vocabulários, mais relações e mecanismos de controle apresentam. Os tipos de vocabulário menos e mais complexos são, respectivamente,

O processo de indexação, basicamente, compreende dois estágios: a análise de assunto e a tradução. O primeiro estágio é subdividido em outras três etapas:

Observe a estrutura da Classificação Decimal de Dewey:

De acordo com o exemplo, a notação para "liberdades civis das crianças" é

Em relação à indexação, considere:

I. Durante a indexação, os assuntos são extraídos do documento por meio de um processo de análise em que é realizada a compreensão do texto como um todo, bem como a identificação de conceitos.

II. Os tesauros são sistemas de linguagem documentária cuja estrutura se baseia em categorias sintáticas de descritores.

III. Quanto mais específicos os termos de indexação, menor será o número de documentos recuperados.

IV. Nos tesauros, os termos utilizados junto aos descritores com o objetivo de esclarecer ou limitar o seu significado, diferenciando-os de termos homônimos, mostram a relação de equivalência entre descritores.

V. A NBR 12676/1992 normaliza a prática do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação.

Está correto o que se afirma APENAS em

Os processos de produção e compreensão são similares no trabalho dos indexadores, classificadores e resumidores. Para o indexador de um livro, a tarefa é ler o texto distinguindo entre informações relevantes e periféricas e empregando a mistura dos processamentos top-down e bottom-up obtidos na leitura fluente normal. Tais expressões significam, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis