Questões de Auditoria da FGV

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Listagem de Questões de Auditoria da FGV

#Questão 1117713 - Auditoria, Auditoria Independente (Externa), FGV, 2025, CFC, Bacharelado em Ciências Contábeis

No exercício de 2024, uma sociedade empresária foi incluída em um Plano de Refinanciamento de Impostos. O fato foi apropriadamente divulgado nas demonstrações contábeis. Mesmo sendo divulgado o Plano de Refinanciamento de Impostos, o auditor julgou que o assunto é de importância fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.
Assim, o auditor independente incluirá, em seu relatório,

#Questão 1117714 - Auditoria, Normas de Auditoria, FGV, 2025, CFC, Bacharelado em Ciências Contábeis

Uma empresa de auditoria independente precisou contratar o trabalho de um especialista na área de Tecnologia da Informação. Após receber as conclusões do especialista, foi constatado que esse trabalho era adequado para fins da auditoria.
Com base na NBC TA 620 – UTILIZAÇÃO DO TRABALHO DE ESPECIALISTAS, assinale a afirmativa correta acerca da responsabilidade do auditor ao emitir a sua opinião.

#Questão 1129467 - Auditoria, Documentos e Relatórios, FGV, 2025, TCE/RR, Auditor de Controle Externo - Controle Externo

A documentação dos trabalhos de auditoria é fundamental para garantir a transparência, a qualidade e a rastreabilidade do processo de auditoria. Ela serve como comprovação do trabalho realizado, demonstrando que a auditoria foi conduzida de acordo com as normas aplicáveis e os procedimentos planejados, além de permitir revisões internas e externas.
Quanto à documentação de auditoria, analise as afirmações a seguir.

I. Trata-se do registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).
II. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria, os resultados dos procedimentos de auditoria executados; e os assuntos significativos identificados durante a auditoria.
III. Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados.

Está correto o que se afirma em 

Sobre a documentação de auditoria, considere as afirmativas a seguir:

I. Deve incluir uma estratégia de auditoria e um plano de auditoria.
II. Deve ser suficientemente detalhada para permitir a um auditor experiente, sem nenhum conhecimento prévio da auditoria, entender a natureza, a época, o escopo e os resultados dos procedimentos executados.
III. Deve registrar os procedimentos executados e a evidência obtida e apoiar a comunicação dos resultados da auditoria.


Está correto o que se afirma em

#Questão 1129468 - Auditoria, Testes, Procedimentos e Técnicas de Auditoria, FGV, 2025, TCE/RR, Auditor de Controle Externo - Controle Externo

Durante a auditoria de uma entidade pública responsável pela execução de programas de infraestrutura, o auditor governamental iniciou um procedimento essencial para confirmar a precisão das transações registradas nos livros contábeis da entidade. O objetivo era validar os saldos devidos a fornecedores e assegurar que as transações estavam corretamente registradas e em conformidade com as normas legais e contratuais.
O foco da auditoria estava em verificar a conformidade dos pagamentos realizados por um programa de pavimentação de vias públicas com os contratos firmados e a legislação vigente. O auditor precisava confirmar, por meio de fontes externas, os saldos pendentes com fornecedores e credores e garantir que as transações estavam refletidas corretamente nas contas contábeis da entidade auditada.
Antes de iniciar o procedimento, o auditor identificou as contas a serem verificadas, incluindo as obrigações com fornecedores e dívidas relacionadas ao programa. A partir disso, ele selecionou uma amostra representativa de fornecedores com os quais a entidade havia realizado transações durante o período auditado.
Com a amostra definida, o auditor preparou as cartas de confirmação para os fornecedores selecionados. Nessas cartas, ele incluía:

• Detalhes específicos das transações: como valores, datas de pagamento e termos contratuais.
• Solicitação para confirmar os saldos devidos: destacando que a confirmação fazia parte do procedimento de auditoria, com o intuito de garantir a precisão dos registros financeiros.

O auditor enviou as cartas por correio eletrônico diretamente aos fornecedores e credores, sem qualquer mediação por parte da entidade auditada, a fim de garantir a independência do processo, sendo solicitada a resposta para o correio eletrônico da equipe de auditoria, permitindo que o auditor acompanhasse a entrega e garantisse o recebimento direto pelos fornecedores.
Nesse caso, o auditor está executando um procedimento de

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