Questões sobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Imagem associada para resolução da questão

A escritora Lygia Fagundes Telles faleceu em 3 de abril de 2022 (Foto: Domínio público/Arquivo Nacional). 


No dia 3 de abril de 2022, o Brasil perdeu uma de suas principais vozes literárias. Consagrada por crítica e público, lida tanto nas universidades quanto nas escolas e traduzida para inúmeros idiomas, a paulistana Lygia Fagundes Telles deixa uma obra de imenso valor, composta por coletâneas de contos e romances que figuram em qualquer lista de melhores títulos da literatura brasileira no século 20.

Internet: <https://revistagalileu.globo.com>.


A escritora Lygia Fagundes Telles, apesar de desconhecida da maior parte da população brasileira, foi ganhadora de mais de uma dezena de prêmios literários entre a segunda metade do século passado e o início deste século. Ao se abordar tópicos atuais e relevantes de áreas como sociedade e educação no Brasil, pode-se creditar esse desconhecimento de grandes autores 

A pobreza menstrual, como a situação ficou conhecida, chegou ao Senado por iniciativa popular. Vindas de mulheres, duas sugestões legislativas tramitam na Casa depois de conseguirem, na Internet, os 20 mil apoios necessários para serem analisadas pela Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH). Ambas propõem a distribuição gratuita de absorventes para quem não tem condição de comprá-los. Pelo texto das propostas, calcinhas absorventes, absorventes externos e internos e coletores menstruais, descartáveis ou não, devem ser distribuídos gratuitamente em postos de saúde e nas unidades prisionais. Zenaide Maia estima um gasto de R$ 30 por ciclo menstrual. Ela destaca que, como quase 13% da população vive com menos de R$ 246 reais por mês, “menstruar pode ser caro”.

Agência Senado.


A referência conceitual do texto alicerça-se no(na) 

Considerando essas informações e aspectos relevantes do mundo atual, julgue o item.

No Brasil, ainda não há lei com o objetivo de proteger a mulher vítima de violência. 

Num Brasil fictício, o governo baixa um decreto obrigando todos os negros a migrarem para a África. Mas muitos não querem ir, e passam para a clandestinidade.         Esta é a sinopse do primeiro longa dirigido por Lázaro Ramos que é uma das maiores bilheterias nacionais de 2022.
(F.S.P. – bit.ly/3O9gqCY – Publicado em 17.jun.2022. Acesso em 19.jun.2022)
Trata-se do filme

A pauta LGBTQIA+ no Brasil vem ganhando importância no âmbito político. Em 2019, um projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, cujo conteúdo torna crime 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis