Questões sobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

“Nos 15 anos da Lei Maria da Penha, combate à violência ainda exige avanços Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006) completa 15 anos. Criada para enfrentar atos de violência física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral contra a mulher, a norma é considerada uma das três leis mais avançadas do mundo pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). Apesar disso, o combate à violência ainda exige esforços por parte do Estado.” Sobre a lei Maria da Penha, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Até antes da promulgação da lei, o crime de violência contra a mulher era considerado de menor potencial ofensivo. Foi só depois de 2006, após a sanção da Lei Maria da Penha, que a legislação passou a ser mais ostensiva. II. O nome da lei homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu tentativa de feminicídio e ficou paraplégica. O agressor era o próprio marido o qual, por quase duas décadas, respondeu em liberdade. III. Uma em cada quatro mulheres brasileiras acima de 16 anos relata ter sofrido alguma forma de violência durante a pandemia da Covid-19, comprovando ainda mais a necessidade de ações afirmativas dessa lei.

Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/08/06/nos- 15-anos-da-lei-maria-da-penha-combate-a-violencia-ainda- exige-avancos . Acesso em: 15 mar. 2022. 

Acerca do cenário político, econômico e social atual, tanto nacional quanto mundial, julgue o item.

Os índios de Querência, representados pela associação indígena Kïsêdjê (AIK), foram os vencedores do Prêmio Equatorial 2019, da Organização da Nações Unidas (ONU), para soluções locais e indígenas de desenvolvimento sustentável. Esse grupo indígena é responsável pela produção de óleo de pequi na terra indígena Wawi, que fica no estado do Amazonas, e a produção foi iniciada após a retomada das terras invadidas por fazendeiros.

O número de matrículas de estudantes negros e pardos nas universidades e faculdades públicas no Brasil ultrapassou, pela primeira vez, o de brancos. Em 2018, esse grupo passou a representar 50,3% dos estudantes do ensino superior da rede pública, segundo a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, publicada nesta quarta-feira (13/10/19) pelo IBGE. Embora representem hoje mais da metade dos estudantes nas universidades federais, esse grupo ainda permanece sub-representado [...]
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/13/ politica/1573643039_261472.html>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Os dados da pesquisa do IBGE revelam que a


A partir da análise dos dados sobre as taxas de ocupação de cargos gerenciais e de subutilização do trabalho no ano de 2018, é correto afirmar:

Em maio de 2020 nos EUA um policial branco matou asfixiado um homem negro que estava desarmado, algemado e com o rosto no chão. A revolta com o caso levou milhares de pessoas para as ruas em um protesto antirracista que aconteceu em quase todos os estados americanos. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse homem negro

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis