Questões sobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Na Copa do Mundo do Catar realizada em novembro de 2022 ocorreram muitos protestos. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – respeito à comunidade LGBTQIA+.

II – racismo.

III – direito de liberdade das mulheres. 

No dia 30 de junho de 2022, tomou posse na Suprema Corte dos Estados Unidos da América, a primeira mulher negra no corpo judiciário mais importante do país. Trata-se de:

"A transversalidade não é mais um desejo, um sonho, é uma realidade", Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, em discurso em Brasília no dia 04 de janeiro (VICK, 2023). Acerca dessa temática, analise as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Tema caro para a gestão pública, a transversalidade busca unir esforços para lidar com problemas sociais complexos, como a mudança climática e o racismo.
(__)Os problemas sociais estão cada vez mais complexos e é necessário atuar de forma transversal para enfrentá-los.
(__)A transversalidade apareceu pela primeira vez nos planos do governo federal brasileiro em 2023.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

Dados da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo mostram que os casos de racismo no primeiro semestre de 2022 já superaram o total dos dois anos anteriores. O motivo disso, segundo o professor Juarez Xavier, que também é jornalista e militante do movimento negro, deve-se a dois fatores: o avanço político da população negra no enfrentamento ao racismo e o aumento do discurso racista.
Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimasnoticias/2022/11/05/casos-de-racismo-aumentam-junto-com-oavanco-das-politicas-de-enfrentamento.htm. Acesso em: 6 nov. 2022.
De acordo com o trecho da reportagem, houve aumento significativo dos casos de racismo em São Paulo no primeiro semestre de 2022 porque, entre outras razões,

“Esse elemento do racismo, da desigualdade racial, é um elemento que o país ainda não superou [...].”


O Unicef apresenta diversos dados que corroboram essa avaliação: 64,1% das crianças e adolescentes em trabalho infantil em 2016 eram negros, assim como 82,9% das vítimas de homicídios entre 10 e 19 anos e 75% das meninas que engravidam entre 10 e 14 anos.


Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/

agencia-brasil/2020/07/13/racismo-e-violencia-contra-crianca-e-adolescente-sao-desafios-do-pais.htm.

Acesso em: 23 de set. 2020.


Os dados apresentados nesse trecho deixam evidentes

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis