Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da VUNESP

Seis anos após o desastre de Brumadinho (MG) causado pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, a população ainda sofre seus reflexos. Um estudo da Fiocruz Minas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou, no dia 24 de janeiro de 2025, que crianças de até seis anos tiveram um aumento na exposição a metais tóxicos no período de 2021 a 2023. As amostras de urina revelam que 100% das crianças apresentam resultado positivo em relação a presença de pelo menos um metal tóxico.


(Exame. https://abrir.link/KlMSa. Adaptado)


O metal que apresentou os níveis mais elevados nas amostras, com valores acima do limite de referência, passou de 42%, em 2021, para 57%, em 2023. Esses índices referem-se ao

Vários movimentos sociais e instituições ligadas à reforma psiquiátrica se manifestaram contra o Projeto de Lei nº 551/2024 que foi pautado, em regime de urgência, no Congresso Nacional, no dia 10 de dezembro de 2024.

(gov.br. Disponível em: https://shre.ink/bXh5. Acesso em 12.01.2024. Adaptado)


Entre outras causas, é correto afirmar que as entidades condenam

A imprensa nacional noticiou, em 20 de setembro de 2024, que o governo federal espera pela revogação da liminar do Supremo Tribunal Federal que mantém suspenso, desde 2021, o projeto de construção de uma ferrovia que ligará Sinop, no estado de Mato Grosso a Miritituba no estado do Pará.

(terra. Disponível em: https://shre.ink/gjUd. Acesso em 21.10.2024. Adaptado)

A respeito desse projeto ferroviário, é correto afirmar que 

O Congresso Nacional Brasileiro recebeu, nos primeiros dias de setembro de 2024, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025. A proposta prevê reduções no orçamento de alguns programas sociais.

(Istoe . Disponível em: https://shre.ink/gjUj . Acesso em 21.10.2024. Adaptado)

Um dos temas que tem causado acaloradas discussões entre os congressistas refere-se à queda de 84%


Com cartazes, estudantes realizaram na manhã desta quarta-feira (15) um ato pela revogação do Novo Ensino Médio. O protesto iniciou por volta das 9h no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, e, às 10h, desceu para a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Depois, os estudantes seguiram destino para a Assembleia Legislativa de São Paulo. O Novo Ensino Médio, previsto numa lei aprovada em 2017, começou a ser implementado em 2022 em todo o país, nas escolas públicas e privadas, mas só se tornou obrigatório a partir deste ano. (Disponível em https://g1.globo.com, 15.03.2023. Adaptado)

A respeito do Novo Ensino Médio e das reivindicações dos alunos, é correto afirmar que os

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis