Questões sobre Economia Nacional na Atualidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Economia Nacional na Atualidade

O mundo contemporâneo, além de complexo, é contraditório. Exemplos não faltam: os sucessivos recordes na produção de alimentos convivem com a fome, que atinge grandes contingentes populacionais; esforços pela paz mundial sucumbem ante guerras, que se multiplicam; a revolução tecnológica, como se vê nas redes de comunicação, não alcança a todos e, para além dos inegáveis benefícios das redes sociais, elas também são utilizadas por grupos criminosos. 


Considerando essas informações e aspectos relevantes do mundo atual, julgue o item.

O Brasil é, hoje, um dos maiores produtores mundiais de alimentos. 

Comércio exterior brasileiro bate novos recordes nos quatro primeiros meses do ano de 2022.     Com superávit de US$ 19,94 bilhões, o país alcançou os maiores valores para o período de janeiro a abril em saldo, corrente de comércio, exportações e importações.
(GOV.BR – https://bit.ly/3Qx1f8w – Publicado em 06.mai.2022. Acesso em 14.jun.2022)
Em relação ao comércio exterior brasileiro nos primeiros meses de 2022, é correto afirmar que houve

O governo brasileiro recebeu nesta terça-feira (25.jan) a carta-convite do conselho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que formaliza o início do processo de adesão do país ao grupo.
(Agência Brasil – bit.ly/3N4mI5E – Publicado em 25.jan.2022. Acesso em 13.jun.2022)
A OCDE reúne


A economia brasileira encolheu pelo segundo trimestre consecutivo entre julho e setembro. Conforme os dados divulgados nesta quinta (02.dez) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do país recuou 0,1% sobre o trimestre anterior, já descontados os efeitos da sazonalidade.

(BBC. https://bbc.in/3zrOeox. Publicado em 02.dez. 2021. Acesso em 07.dez. 2021. Adaptado)


A respeito desses dados do IBGE, é correto afirmar que

A abertura de pequenos negócios no país bateu recorde no ano passado; mostra levantamento divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como Microempreendedores Individuais (MEIs). O número representa crescimento de 19,8% em relação a 2020, quando foram abertos 3,3 milhões de negócios. Em relação a 2018, a expansão chega a 53,9%. Naquele ano, foram criados 2,5 milhões de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
(Disponível: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022- 02/quase-4-milhoes-de-novos-negocios-foram-abertos-em.)
Sobre os Microempreendedores Individuais (MEIs), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A pessoa que começar um negócio ou trabalhar por conta própria, bem como faturar até R$ 81 mil por ano pode ser considerada um microempreendedor individual. ( ) No Brasil, atualmente, gasta-se, em média, dois dias e treze horas para abrir uma empresa. A redução do tempo é recorde se comparado aos últimos meses. ( ) Pode-se contratar até dez funcionários desde que eles tenham todos os direitos trabalhistas assegurados.
A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis