Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da Instituto Consulplan

TikTok se une a artistas para promover a segurança dos jovens na internet

Campanha surgiu em decorrência da estatística de que 18% dos pais brasileiros gostariam de controlar a atividade dos filhos nas redes sociais.

    A rede social TikTok e o Instituto Vero, em parceria com os artistas e criadores de conteúdo, se uniram em torno de uma campanha para aumentar a conscientização sobre a segurança de jovens na internet. Com Mônica Martelli e Tadeu França estrelando os primeiros conteúdos, a iniciativa “#Juntos” irá promover debates, cursos de capacitação para pais e responsáveis, além de materiais de orientação aos adolescentes e seus pais.

 (Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/tiktok. Acesso em: dezembro de 2024.)
As redes sociais têm ganhado cada vez mais espaço no cotidiano dos mais jovens, sobretudo, aplicativos de vídeos rápidos e interação, como o TikTok. Tendo em vista a necessidade de pensar formas de garantir a segurança dos adolescentes na internet, além das ferramentas dos aplicativos, são estratégias para promover um ambiente on-line mais seguro:

Iphan reconhece tradição negra da Marujada como patrimônio do Brasil

    Agora é oficial: as Marujadas de São Benedito, no Pará, são patrimônio cultural do Brasil. Reconhecidas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) durante reunião de seu conselho consultivo no dia 4 de setembro, as Marujadas foram inscritas como bens culturais imateriais no Livro de Registro de Celebrações. Em pormenores, a Marujada é uma forma cultural de expressão e celebração para São Benedito, em que mulheres e homens de diferentes idades homenageiam o “santo preto” através de danças e indumentárias próprias, rezas e ritualizações que caracterizam esse momento de devoção, que ocorre tradicionalmente entre os dias 18 e 26 de dezembro.


(Disponível em: https://www.geledes.org.br/iphan-reconhece-tradicao-negra-da-marujada-como-patrimonio-do-brasil/. Acesso em: dezembro de 2024.)
A Marujada, oficialmente reconhecida como patrimônio brasileiro pelo Iphan, destaca-se por sua herança histórica de contribuição para a cultura paraense. Como movimento tradicional produzido pela população negra, seu reconhecimento representa:

“A cultura é fundamental para um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, diz ministra em reunião do Brics

Margareth Menezes participou da atividade com líderes de Cultura nesta quarta (11). 

    Na manhã desta quarta-feira (11), em São Petersburgo, na Rússia, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da 9ª Reunião de Ministros de Cultura do Brics, no Museu Russo de Etnografia. O encontro é realizado desde 2015 e, na agenda, está o Plano de Ação para a Implementação do Acordo entre os Governos dos Estados do Brics sobre Cooperação no Campo da Cultura (2022-2026). Em seu discurso, a ministra ressaltou que a cooperação cultural tem o potencial de promover dinâmicas positivas nas nossas economias e sociedades. O tema da difusão da economia criativa e das indústrias culturais foi destaque.

(Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br. Acesso em: dezembro de 2024.)
A cultura tem papel fundamental no desenvolvimento dos países, por seu potencial de criar possibilidades na economia e sociedade, além das questões simbólicas. Nesse sentido, o tema ganha destaque nas relações internacionais, pois:

Funai completa 57 anos com reconhecimento do indígena como protagonista

Instituição passou por mudanças ao longo dos tempos e chega à atual configuração com reconhecimento dos povos indígenas como protagonistas e foco no respeito às diferentes etnias.

    A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) completa 57 anos nesta quinta-feira (5/12). Ao longo de quase seis décadas de existência, a autarquia passou por inúmeras mudanças até chegar à configuração atual, que reconhece os povos indígenas como protagonistas e tem como foco o respeito às diferentes etnias.

(Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/. Acesso em: dezembro de 2024.)
Os povos indígenas brasileiros possuem uma trajetória histórica de resistência, que se estende desde a colonização até os desafios atuais. Nesse sentido, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) se destaca com atuação essencial no cenário nacional. Pode-se destacar a relevância do trabalho desenvolvido pela Funai, pois:

Violência política atinge recorde nas disputas eleitorais municipais de 2024

Nos últimos dois anos, país contabilizou quase a metade dos casos registrados desde 2016.


    A terceira edição da pesquisa Violência Política e Eleitoral no Brasil, lançada nesta segunda-feira (16) pelas organizações Justiça Global e Terra de Direitos, revela um aumento recorde nos casos de violência política em 2024. O levantamento, que analisa o período de 1º de novembro de 2022 a 27 de outubro de 2024, registrou 714 ocorrências envolvendo candidatos e políticos em exercício, o maior número desde o início da série histórica em 2016.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br. Acesso em: dezembro de 2024.)


A violência política se manifesta nos âmbitos psicológico, econômico, físico, simbólico ou sexual quando se impede ou se manipula o acesso do indivíduo aos seus direitos políticos, contra sua vontade. Nesse sentido, tendo em vista a crescente de casos no Brasil, trata-se de atitude que pode combater a violência política:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis