Questões sobre Economia Nacional na Atualidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Economia Nacional na Atualidade

    Além do impacto inevitável nos postos de gasolina, os acontecimentos externos que influem na alta internacional no preço do barril também provocam uma elevação em toda a cadeia produtiva do Brasil, especialmeante por interferir no preço das commodities e na fabricação de plástico e na indústria petroquímica, dois setores que servem como base para outras áreas econômicas. Para o consumidor final, a subida nos preços, conhecida como inflação, pode significar redução nos gastos e, consequentemente, um menor crescimento no produto interno bruto (PIB). Marçal aponta ainda que o poder de compra do brasileiro vai ficar ainda mais achatado pela alta dos combustíveis.

Internet:<https://www.otempo.com.br>  (com adaptações)


Com relação ao contexto energético, que envolve uma série de contextos da economia brasileira, julgue o item.


O fato de o Brasil ser um dos menores produtores de combustíveis fósseis da América Latina e figurar como um dos maiores importadores de petróleo do mundo faz o preço da gasolina e do óleo diesel ser alto para o consumidor final. 

Com relação ao cenário brasileiro atual, em suas dimensões (ambiental, econômica, social e política), julgue o item.


Como forma de compensação pela elevação do preço do óleo diesel, o governo federal aumentou para 20% a tolerância no excesso de peso dos caminhões e os isentou do pagamento de pedágio em rodovias federais. 

O mundo contemporâneo, além de complexo, é contraditório. Exemplos não faltam: os sucessivos recordes na produção de alimentos convivem com a fome, que atinge grandes contingentes populacionais; esforços pela paz mundial sucumbem ante guerras, que se multiplicam; a revolução tecnológica, como se vê nas redes de comunicação, não alcança a todos e, para além dos inegáveis benefícios das redes sociais, elas também são utilizadas por grupos criminosos. 


Considerando essas informações e aspectos relevantes do mundo atual, julgue o item.

O Brasil é, hoje, um dos maiores produtores mundiais de alimentos. 

O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, informou, na última semana de outubro, que a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deste ano (2021) subiu de 8,4% para 9,1%. O INPC é a base da correção anual do salário-mínimo pelo governo. Se esse aumento previsto se confirmar e não houver mudança no cálculo, o reajuste do salário-mínimo em 2022 também será maior que o estimado anteriormente e pode subir para

(G1. Disponível em: https://glo.bo/3oyzvTy. Acesso em 16.11.2021. Adaptado)

Uma análise publicada pela revista Veja, na edição 2761, dava conta que o principal parceiro comercial do Brasil estava em um ritmo de crescimento menor do que o esperado, causado pela falta de energia. As exportações para esse país representam mais de 28% de todas as vendas brasileiras para o exterior. Os principais produtos em volume são: soja (33%); petróleo (23%); minério de ferro (21%).

(Veja. Disponível em https://bit.ly/3qCSzCR.

Acesso em 15.11.2021. Adaptado)


A análise apresentada pela revista Veja diz respeito

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis