Questões de Artes da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes da FGV

#Questão 47538 - Artes, Geral, FGV, 2014, Funarte, Arte e Cultura (PTS II e PTS III)

#Questão 47546 - Artes, Geral, FGV, 2014, Funarte, Arte e Cultura (PTS II e PTS III)

#Questão 47532 - Artes, Geral, FGV, 2014, Funarte, Arte e Cultura (PTS II e PTS III)

Com relação às especificidades culturais do teatro Nô, analise as afirmativas a seguir, considerando V a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

Há uma tensão constitutiva do Nô entre “o que é visto pela mente” (tai) e “o que é visto pelos olhos" (yu) e cabe ao treinamento e à encenação do ator principal (shite) evidenciar isso na formalidade do gesto e do uso da máscara.

O ator do Nô passa por anos de treinamento, desde a infância, e sua arte é passada de pai para filho entre várias famílias de shites.

O drama Nô tem uma estrutura imutável, composta apenas de dois tipos de atores, o principal (shite) e o secundário (waki), que portam máscaras, declamam o texto e executam pequenas peças musicais.

A sequência correta é:

#Questão 47540 - Artes, Geral, FGV, 2014, Funarte, Arte e Cultura (PTS II e PTS III)

Acerca das políticas públicas de cultura que influenciaram o campo das artes na recente história republicana do Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I. Durante o governo de José Sarne , foi criado o Ministério da Cultura e promulgada uma lei de incentivos fiscais para a cultura conhecida como Lei Sarney.

II. Sob o governo de ernando Collor, o Ministério da Cultura foi extinto junto com diversos de seus órgãos, entre os quais a Funarte, transformada em Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC).

III. No governo de Itamar ranco, o Ministério da Cultura foi recriado, junto com algumas de suas instituições, como a Funarte.

Assinale se:

#Questão 47543 - Artes, Geral, FGV, 2014, Funarte, Arte e Cultura (PTS II e PTS III)

Durante os anos 1970 e 1980, as lideranças sindicais buscaram mobilizar os metalúrgicos mediante uma programação cultural, entendida como estratégia de luta e de formação política. Nesse contexto, é montado o Grupo de Teatro Forja, ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, composto por dirigentes sindicais, trabalhadores de base, alguns atores e um diretor de teatro. O grupo atuava nas campanhas salariais, se apresentava nas portas das fábricas, nas assembleias e nos bairros operários, assessorava movimentos sociais locais e montava peças com base na criação coletiva de textos, após debates intensos de seus integrantes. A experiência teatral descrita acima exemplifica a relação entre militância, arte e política, encontrada:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis